Orientações da SBP sobre quarentena para crianças durante coronavírus - PEBMED

Orientações da SBP sobre quarentena para crianças durante coronavírus

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O Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou, recentemente, dicas relevantes para os pais durante a pandemia da doença do novo coronavírus (coronavirus disease of 2019 – Covid-19), com o intuito de contribuir na preservação do bem-estar de crianças e adolescentes.

São elas:

  • Dialogar sobre atividades prioritárias, necessidades básicas da casa, divisão de tarefas e obrigações. Os horários do trabalho de cada um dos pais devem ser organizados, tentando intercalar períodos para afazeres da casa e das crianças;
  • Os pais devem discutir a função de cada adulto para dar suporte para as crianças e adolescentes, para que o estresse não se torne tóxico;
  • Ensinar a higienizar as mãos e ensinar que deve ser um hábito diário, mesmo após a pandemia. Orientar sobre: espirrar com proteção, usar seus utensílios, evitar o contato físico e se cuidar de forma lúdica (músicas, leituras e brincadeiras);
  • Conversar tranquilamente sobre a situação atual, com linguagem simples e adequada para a idade, evitando o aumento do estresse, do medo e da ansiedade. Explicar que as medidas são de prevenção, mas que podemos esperar bons resultados. Abrir espaço para eles expressarem seus sentimentos e dúvidas;
  • Planejar a agenda dos filhos juntamente com eles, incentivando-os a organizar horários equilibrados para brincadeiras, estudo, leitura, música, atividade física, sono e tempo de tela, respeitando os limites da rotina saudável, além dos intervalos de ócio criativo;
  • Manter a dieta e a ingestão de líquidos adequadas para cada idade;
  • Alternar períodos de atividades físicas dentro do lar em mais de um horário do dia. Se possível, os pais devem fazer as atividades em conjunto com os filhos, estimulando a criatividade;
  • Incentivar atividades no quintal, na varanda ou próximo a locais mais arejados da casa ou do apartamento;
  • Estabelecer horários para o uso saudável das telas, evitando ultrapassar os limites e o acesso sem supervisão a conteúdos inadequados;
  • Estabelecer horários para jogos online com os amigos e para videoconferências com os avós (incentivar os avós a ter conversas alegres e momentos de descontração durante os contatos à distância);
  • Introduzir tarefas domésticas, de acordo com a idade dos filhos. Estimular o ensino colaborativo supervisionado durante essas atividades e ensinar afazeres de forma alegre e prazerosa;
  • Conversar com os filhos para que eles respeitem os momentos de trabalho dos adultos. Tentar sincronizar esse horário com um filme ou alguma atividade em que a criança não necessite de tanta supervisão;
  • Disponibilizar um a dois momentos do dia para que os pais possam se atualizar, sem expor as crianças a conteúdos inadequados;
  • Realizar pausas durante o dia para que a família possa estar unida de forma animada e agradável (exemplo: durante as refeições);
  • Os pais devem servir de modelo de comportamento que esperam de seus filhos;
  • Os pais devem deixar claro para todos que o momento não é de férias e sim de emergência transitória em que as atividades cotidianas devem ser cumpridas.

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