Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Residência Médica / Os benefícios da pós-graduação médica: aspectos pessoais e profissionais
pós-graduação médica

Os benefícios da pós-graduação médica: aspectos pessoais e profissionais

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: 3 minutos.

Diante de uma Medicina que não para de avançar, não é difícil entender a importância de se investir em conhecimentos, buscando atualização profissional e ampliação de currículo. Nesse contexto, os cursos de pós-graduação médica lato sensu (PGMLS) têm se tornado cada vez mais populares entre profissionais que buscam aprimoramento em determinadas áreas do conhecimento médico para complementar a formação ou impulsionar a carreira. A PGMLS possibilita qualificação profissional, levando a uma prática médica mais segura, assertiva, eficiente e, consequentemente, a uma maior valorização do médico.

Durante o curso de pós-graduação, os médicos recebem uma formação teórica e prática específica, em uma ou mais especialidades médicas, em cenários de aprendizagem diversificados, com diferentes atividades ambulatoriais e hospitalares, tudo isso sob a supervisão de um professor devidamente titulado.

Além de outras inovações aprendidas pelo médico pós-graduando, novos tratamentos e técnicas acabam refletidos no dia a dia de sua prática clínica e na postura segura diante dos pacientes, tornando-o um profissional mais competente em seus diagnósticos, com maior credibilidade e prestígio junto à comunidade médica.

Rede de contatos

Uma PGMLS de qualidade pode fazer muito mais pela carreira profissional dos médicos ao ampliar a rede de contatos e estimular novos relacionamentos entre estes profissionais. Em qualquer área de atuação, um bom relacionamento interpessoal abre portas e gera novas oportunidades de trabalho, de negócios e de aprendizagem a partir do compartilhamento de experiências, intercâmbio de pacientes e parcerias científicas em pesquisas ou estudos clínicos.

Teoria aliada à prática

Apesar de apresentarem uma carga horária menor do que a dos programas de residência médica, e ainda que desobrigados pelo MEC de oferecer aulas práticas em diferentes cenários de aprendizagem, os cursos de pós-graduação médica disponibilizados pelas faculdades de excelência incluem a prática em suas grades curriculares, e este é um grande diferencial.

As aulas práticas ocorrem em ambulatórios e hospitais parceiros da instituição de ensino, e os alunos são orientados por professores de grande experiência e devida titulação. Tendo em vista como o módulo prático é estruturado, o aluno pode conduzir exames e discutir casos de maior complexidade médica, acompanhando os pacientes de maneira efetiva e obtendo gradativa evolução.

Atuação complementar

Outro caminho para que o médico aumente sua resolutividade e se diferencie dos demais é a capacitação em novas especialidades médicas que tenham afinidade com a sua área de atuação. Vamos a um exemplo: profissionais que atuam em especialidades como pediatria, gastroenterologia e pneumologia podem se interessar em cursar uma pós-graduação em alergologia. Dessa maneira, é possível se capacitar para o atendimento de excelência, assistindo pacientes que, muito comumente, desenvolvem processos alérgicos. Isso agrega valor à prática profissional, beneficia o paciente e dá ao médico maior visibilidade perante a comunidade. Da mesma forma, profissionais de áreas como ginecologia e geriatria, cujos pacientes costumam apresentar transtornos de ansiedade e depressão, podem se beneficiar de uma pós-graduação em psiquiatria.

Novas descobertas

A Medicina avança a todo instante e, com isso, surgem inovações tecnológicas e farmacológicas que possibilitam novos tratamentos. Sendo assim, os conteúdos aprendidos na faculdade e na residência médica se desatualizam muito rapidamente frente aos novos. Mesmo que se busque atualização, participando de congressos e lendo revistas, a efetiva aplicação de novos recursos exige habilidades práticas e experiências clínicas. Nesse caso, cursar uma pós-graduação é uma das melhores alternativas.

Preparação para a prova de título de especialista

Embora os cursos de PGMLS não confiram ao médico o título de especialista, eles podem auxiliar e oportunizar essa conquista. A grade curricular de uma pós-graduação de excelência é elaborada de acordo com as exigências das sociedades médicas no que se refere às provas de títulos, contribuindo para o preparo do candidato. Além disso, a carga horária cumprida em determinada especialidade pode ser aproveitada como comprovação complementar de horas práticas para habilitar o aluno na prestação da sua prova de título. De qualquer forma, é necessário consultar os editais de cada sociedade médica e, assim, confirmar se a PGMLS pode mesmo auxiliar.

Enfim, o curso de pós-graduação médica lato sensu se apresenta como uma opção de educação continuada, acessível a médicos que precisam ou desejam adquirir ou obter mais conhecimentos em uma ou mais especialidades médicas ao término de sua graduação ou residência.

Conheça as opções de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidas pela Faculdade IPEMED de Ciências Médica.

*Esse conteúdo é um oferecimento do IPEMED.

Autora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.