Osteoporose: ACP lança novas diretrizes; veja os principais pontos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

A American College of Physicians (ACP) atualizou suas recomendações para o tratamento da osteoporose e da osteopenia para prevenir fraturas em homens e mulheres. Veja aqui os principais pontos da nova diretriz:

1) A ACP recomenda que os médicos ofereçam tratamento farmacológico com alendronato, risedronato, ácido zoledrônico ou denosumab para reduzir o risco de fraturas de quadril e vertebral em mulheres com osteoporose. (recomendação forte, evidência de alta qualidade)

2) Recomenda-se tratar mulheres com osteoporose com terapia farmacológica por 5 anos. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)

Veja também: ‘Osteoporose: apresentação clínica e critérios diagnósticos’

3) Recomenda-se oferecer tratamento farmacológico com bifosfonatos para reduzir o risco de fratura vertebral em homens que têm osteoporose clinicamente reconhecida. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)

4) Não é recomendada a monitorização da densidade óssea durante o período de 5 anos de tratamento farmacológico para osteoporose em mulheres. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)

E mais: ‘Exercício físico ajuda a prevenir osteoporose?’

5) Não é recomendado o uso de terapia de estrogênio ou estrogênio + progesterona ou raloxifeno para o tratamento da osteoporose em mulheres na menopausa. (recomendação forte, evidência de qualidade moderada)

6) Recomenda-se que os médicos tomem a decisão de tratar mulheres com osteopenia com idade igual ou superior a 65 anos em alto risco de fratura com base na discussão das preferências do paciente, do perfil de risco de fratura e dos benefícios, danos e custos dos medicamentos. (recomendação fraca, evidência de baixa qualidade)

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Veja todas as recomendações da ACP nesse link.

Referências:

  • Qaseem A, Forciea MA, McLean RM, Denberg TD, for the Clinical Guidelines Committee of the American College of Physicians. Treatment of Low Bone Density or Osteoporosis to Prevent Fractures in Men and Women: A Clinical Practice Guideline Update from the American College of Physicians. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 9 May 2017] doi: 10.7326/M15-1361
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar