Leia mais:
Leia mais:
Câncer de mama: diretrizes de mamografia em pacientes idosas
Iniciar o rastreamento aos 40 anos com mamografia reduz mortalidade por câncer de mama?
Mamografia de rotina reduz ou não a mortalidade por câncer de mama?
Brasileiras estão realizando mais mamografias e utilizando métodos contraceptivos, segundo estudo
Câncer de mama: criação do Google Health pode auxiliar no diagnóstico

Outubro Rosa: riscos e benefícios da mamografia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A mamografia pode reduzir a incidência de tumores maiores ao detectar nódulos menores não-palpáveis, mas o que uma nova análise indica é que o exame reflete um overdiagnosis do câncer de mama. Nesse Outubro Rosa é importante refletir sobre os riscos e benefícios da mamografia.

500x120-rosa

Para avaliar o impacto da mamografia no overdiagnosis (detecção de tumores que não levarão a sintomas) do câncer de mama, pesquisadores americanos analisaram dados de base populacional da doença em mulheres com idade  ≥ 40 anos, com foco no tamanho do tumor.

Dados dos períodos 1975 – 1979 (antes do exame ser oferecido a todas) e 2000 – 2002 (período mais recente disponível com informações de acompanhamento de 10 anos) foram comparados.

Veja também: ‘Quando o risco de linfedema é maior?’

A análise mostrou que a incidência de tumores pequenos (<2 cm) in situ e tumores invasivos de mama aumentaram em 162 casos por 100 mil mulheres, e a incidência de tumores grandes (≥ 2cm) diminuiu em 30 casos por 100 mil.

Supondo que a incidência de câncer de mama manteve-se estável durante o período analisado, os dados indicam que 132 casos (162 – 30) por 100 mil mulheres refletem um overdiagnosis.

E mais: ‘Revisão dos fatores de risco para o câncer de mama’

Com base nos resultados, os pesquisadores estimam que a mamografia foi responsável por menos de um terço da redução de mortalidade por câncer de mama, com o equilíbrio em função da melhoria no tratamento.

Overdiagnosis

O excesso de diagnósticos tem como consequências exames, tratamentos e até cirurgias desnecessárias, além de aumentar significativamente os custos do sistema de saúde.

O estudo aborda uma preocupação importante e não reconhecida por muitos profissionais de saúde. Lembrando que conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, o exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos e deve ser repetido de 2 em 2 anos.

Esse mês, falaremos mais sobre o câncer de mama e o Outubro Rosa. Fique ligado!

250-BANNER6

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.jwatch.org/na42453/2016/10/12/critically-assessing-risks-and-benefits-screening
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar