Pacientes alcoólatras têm maior risco de SDRA quando no CTI?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Pacientes alcoólatras, internados em Centros de Terapia Intenstiva (CTI), têm maior risco de desenvolver a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA)? Em novo artigo do jornal Chest, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise avaliando o consumo de álcool e o risco de SDRA em adultos hospitalizados.

As bases utilizadas para o estudo foram: Medline, EMBASE e Web of Science. Foram selecionados 17 estudos observacionais (n = 177.674) que avaliaram a associação entre o consumo de álcool e a ocorrência de SDRA entre adultos, publicados entre 1985 e 2015 e sem restrição de idioma.

LEIA MAIS: Recrutamento alveolar e aumento da PEEP X baixa PEEP na mortalidade da SDRA

Resultados

Qualquer medida de alto consumo em relação ao baixo consumo de álcool foi associada a um risco significativamente maior de SDRA (OR, 1,89; IC 95%: 1,45 a 2,48; I² = 48%), sem evidência de viés (p = 0,150). As análises de sensibilidade indicaram que essa associação foi atribuída principalmente ao efeito de uma história de abuso de álcool (OR, 1,90; IC 95%: 1,40 a 2,60). As análises de subgrupos identificaram que a heterogeneidade foi explicada pela condição de predisposição (trauma, sepse/choque séptico, pneumonia; p = 0,003).

Para os pesquisadores, esses achados indicam que os pacientes internados no hospital devem ser rastreados para uso crônico de álcool.

LEIA MAIS: Keypoints da nova diretriz para uso de ventilação mecânica em pacientes com SDRA

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar