PAF: tratamento, modalidades terapêuticas e eficácia

Neste terceiro e último episódio sobre PAF, Polineuroparia Amiloidótica Familiar falaremos sobre tratamentos e modalidades terapêuticas. .

Este conteúdo foi produzido pela PEBMED em parceria com Pfizer de acordo com a Política Editorial e de Publicidade do Portal PEBMED.

Neste terceiro e último episódio da PEBMED em parceria com a Pfizer, Marcelo Gobbo e Viviane Carvalho falarão sobre tratamento e modalidades terapêuticas da PAF.

Por ser uma doença grave e progressiva, estabelecer o estágio de PAF, Polineuropatia Amiloidótica Familiar, em que o paciente se encontra é fundamental porque alguns tratamentos, por exemplo, são indicados em alguns estágios específicos.

Ouça os dois primeiros episódios sobre PAF:

Nos últimos podcasts falamos sobre a PAF, a Polineuropatia Amiloidótica Familiar. No podcast de número 1 falamos sobre a definição, histórico, apresentação e sinais de alerta. E no segundo falamos um pouco mais sobre a investigação, diagnóstico e também sobre os diagnósticos diferenciais. 

Hoje vou trazer pra vocês mais sobre o tratamento. Vou falar sobre as modalidades terapêuticas, mecanismos de ação e eficácia.  

Você poderia fazer uma pequena revisão para os nossos ouvintes? 

Sim, claro. Então…vamos relembrar um pouco antes de começarmos.  

Como falamos anteriormente, a PAF é uma doença crônica, progressiva, de herança autossômica dominante, que tem um envolvimento multissistêmico grave¹.

Para entendermos como tratar essa doença precisamos ter em mente aqueles conceitos fisiopatológicos que eu trouxe anteriormente.  

Essa forma de amiloidose é causada por mutações no gene da transtirretina (TTR), que vão resultar na agregação dessa proteína em fibrilas amiloides insolúveis¹.

A TTR é uma proteína sintetizada naturalmente pelo nosso organismo, principalmente no fígado, mas também no plexo coróide e no epitélio pigmentar da retina. E ela tem a função principal de fazer o transporte de tiroxina e retinol, a vitamina A.1,2 

Normalmente, a TTR apresenta uma conformação tetramérica. Porém, pode ocorrer uma desestabilização dessa estrutura, e consequentemente, uma dissociação dessa conformação tetramérica em monômeros. E a partir de então ocorre a formação desses agregados amilóides ¹. 

Vamos entender ao longo desse podcast que as terapias tem como objetivo agir nessa cascata, ou impedindo a produção da TTR mutada, ou fazendo a estabilização da TTR pra que ela não mais se desestabilize e se dissocie, ou então por mecanismos gênicos¹.  

Por ser uma doença grave e progressiva, deve haver muitas diferenças entre os pacientes, alguns que chegam com manifestações iniciais e outros com maior gravidade, certo?   

Exatamente! Queria aproveitar e falar hoje também sobre os estágios da doença porque isso vai influenciar na tomada de decisão para o tratamento. 

Classicamente, na PAF falamos dos estágios de Coutinho, que foram propostos em 1980 e utilizamos até hoje³. 

São 3 estágios. Os três estágios de gravidade da PAF-TTR são classificados de acordo com a incapacidade de deambulação do paciente e o grau de assistência necessária. O estágio 1 é aquele em que o paciente pode ter alguma dificuldade na marcha mas não necessita de apoio para deambular. No estágio 2, o paciente necessita de apoio uni ou bilateral para a deambulação. E no estágio 3, o paciente já está restrito à cadeira de rodas ou ao leito.4 

Além disso, existem outras escalas que podemos utilizar para avaliação clínica desses pacientes como por exemplo o score PND e a escala NIS, que são um pouco mais detalhadas.4,5 

O score PND é dividido em I, II, IIIa, IIIb e IV. 4,5 

No I há Distúrbios sensitivos nas extremidades, contudo a capacidade de deambulação encontra-se preservada. 

No II há dificuldade para deambulação, porém sem a necessidade de bengala. 

No IIIa é necessário uma bengala ou muleta para deambulação.  

No IIIb já é necessário duas bengalas ou duas muletas para deambulação (ou seja, apoio bilateral).

E no IV, é quando o  paciente está restrito à cadeira de rodas ou cama. 

Esses estágios e escalas te ajudam a escolher o tratamento a ser utilizado? 

Sim, na verdade as escalas de avaliação nos ajudam no acompanhamento desses pacientes, principalmente quanto à progressão. E estabelecer o estágio de PAF em que o paciente se encontra é fundamental porque alguns tratamentos, por exemplo, são indicados em alguns estágios específicos.  

Como é feito o tratamento da PAF? 

Antes de falar dos alvos específicos do tratamento a gente precisa reforçar que ninguém trata um paciente com PAF sozinho. Claro que o tratamento multidisciplinar é sempre importante na medicina, mas aqui em PAF isso é mandatório. 

Primeiro porque é uma doença sistêmica, então vamos ter manifestações de diversos órgãos e tecidos, além das possíveis complicações. O paciente precisará ser avaliado além do neurologista por outros especialistas a depender de suas manifestações como por exemplo pelo cardiologista, oftalmologista, gastroenterologista, dermatologista, fisiatra, nefrologista e urologista6. 

E é importantíssimo eu reforçar aqui que sem um bom trabalho de fisioterapia os pacientes não terão um bom resultado do tratamento, independente de qual seja. A fisioterapia regular é um dos pilares do tratamento. 6,7 

Além do fisioterapeuta, um profissional fundamental para esses pacientes é o nutricionista. Pacientes com PAF tem muita perda ponderal que pode inclusive ser responsável pelo aumento da mortalidade desses pacientes e o acompanhamento com o nutricionista é imprescindível. 6,7 

Além disso, o paciente também precisará da psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. 6,7 

Então antes de falar da terapia específica para a doença em si não devemos esquecer da complexidade dessa doença e de tudo que ela envolve, sem esse olhar global sobre o paciente não se pode oferecer um tratamento adequado e de qualidade.  

Quais são os tratamentos aprovados? Eles estão disponíveis no Brasil? 

Partindo agora para o tratamento específico da doença.  

O fígado, conforme dito anteriormente, é a fonte primária mais comum da TTR. Portanto, o transplante hepático foi uma das primeiras opções terapêuticas, principalmente em pacientes jovens, com poucas manifestações¹.

O transplante hepático tem como objetivo prevenir a formação de depósitos amiloides adicionais, pela remoção do principal sítio de produção de qualquer TTR, mutada ou não7.

Mas a gente sabe que o transplante apresenta limitações por ser invasivo, associado a morbimortalidade perioperatória significativa, além dos efeitos adversos resultantes da imunossupressão prolongada 1,8 

Além disso, pelo fato de não ser uma medida terapêutica curativa, o transplante deve ser realizado no estágio inicial (estágio I) da doença, antes do aparecimento das complicações que não serão revertidas com este procedimento.7 

Agora, vamos falar mais a respeito das terapias farmacológicas. 

Os estabilizadores de TTR são pequenas moléculas conhecidas por se ligarem fortemente aos sítios desocupados dentro da TTR, induzindo estabilidade estrutura tetramérica nativa da TTR e isso então limita as taxas de dissociação do tetrâmero e consequentemente a amiloidogênese¹. 

O tafamidis meglumina é um estabilizador da TTR, e se mostrou eficaz na estabilização da TTR e redução da progressão da doença. 7,9 

Em BULA, o tafamidis possui indicação para PAF em estágio inicial ou intermediário9. 

Este agente apresentou um perfil de segurança satisfatório e também uma melhora ou manutenção do status nutricional dos pacientes.7 

Outro mecanismo de ação terapêutico é o RNA de interferência (RNAi). E pra entender temos que lembrar que todos nós temos um processo celular natural no qual pequenos RNAs de interferência (siRNAs) medeiam a clivagem de RNAs mensageiros específicos, resultando em uma redução da expressão de genes alvos¹.

Então foram formuladas nanopartículas lipídicas direcionadas ao fígado que contém RNAi específico para silenciar o gene mutante causador da amiloidose hereditária por transtirretina, é o que chamamos de silenciamento gênico. Isso então gera redução da TTR mutada¹. 

Existem também os oligonucleotídeos antisense. Estes oligonucleotídeos foram desenhados para inibir a produção de uma proteína específica. No caso da PAF, ele visa a redução da expressão gênica do gene codificador de TTR e dessa forma  há um bloqueio da síntese de TTR¹. 

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (que conhecemos como PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, e, quando couber; as posologias recomendadas. Ele também aborda sobre mecanismos de controle clínico e acompanhamento de acordo com as premissas do Ministério da Saúde. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas. 10 

É importante ressaltar que temos PCDT para diversas doenças e é muito importante saber sobre o PCDT quando está acompanhando um paciente com determinada doença, principalmente naqueles pacientes do SUS com doenças mais raras ou que exigem medicações de alto custo.  

No caso de PAF, o PCDT foi publicado em 2 de outubro de 2018.7 

No Brasil, o tafamidis meglumina é a única opção farmacológica disponível no SUS até o momento e é recomendado no PCDT para o tratamento de pacientes adultos com PAF sintomática em estágio inicial e não submetidos a transplante hepático. 7,9 

 

Por fim, não podemos esquecer que o aconselhamento genético de pacientes e familiares também é altamente recomendado e deve ser feito com cautela e com um profissional capacitado, pois existem várias questões a serem analisadas individualmente6 

O que gostaria de deixar de mensagem final pra quem nos ouve? 

Bom, primeiro eu queria agradecer pela oportunidade de falar sobre essa doença que ainda é muito desconhecida por muitos colegas e profissionais de saúde. 

Espero ter contribuído um pouco no entendimento sobre a PAF, que de fato é bastante complexa. E por ser uma doença tão grave é muito importante que todos nós conheçamos e possamos ter um grau de suspeição sobre ela, quando for o caso. 

Conseguimos abordar nesses 3 podcasts, desde os mecanismos fisiopatológicos, aspectos históricos, apresentação clínica, diagnóstico e tratamento.  

Obrigada de novo a todos vocês que se dedicaram a nos ouvir por aqui. Um abraço!

Mais conteúdos sobre PAF: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • 1-Adams D, et al. Hereditary transthyretin amyloidosis: a model of medical progress for a fatal disease. Nat Rev Neurol. 2019 Jul;15(7):387-404. doi: 10.1038/s41582-019-0210-4. Epub 2019 Jun 17. PMID: 31209302.
  • 2- Vieira M, Saraiva MJ. Transthyretin: a multifaceted protein. Biomol Concepts. 2014 Mar;5(1):45-54. doi: 10.1515/bmc-2013-0038. PMID: 25372741.
  • 3-Coutinho P, Martins da Silva A, Lopas LJ (1980) Forty years of experience with type 1 amyloid neuropathy. Review of 483 cases. In: Amyloid and amyloidosis. Excerpta Medica, Amsterdam, pp 88–98
  • 4- Ando Y, et al. Guideline of transthyretin- related hereditary amyloidosis for clinicians. Orphanet J Rare Dis. 2013;8:31
  • 5- Dyck PJB, González-Duarte A, Obici L, Polydefkis M, Wiesman JF, Antonino I, Litchy WJ, Dyck PJ. Development of measures of polyneuropathy impairment in hATTR amyloidosis: From NIS to mNIS + 7. J Neurol Sci. 2019 Oct 15;405:116424. doi: 10.1016/j.jns.2019.116424. Epub 2019 Aug 8. PMID: 31445300.
  • 6- Adams, David et al. “First European consensus for diagnosis, management, and treatment of transthyretin familial amyloid polyneuropathy.” Current opinion in neurology vol. 29 Suppl 1,Suppl 1 (2016): S14-26. doi:10.1097/WCO.0000000000000289
  • 7- Ministério da Saúde (Brasil). Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). Relatório de recomendação: Tafamidis meglumina no tratamento da polineuropatia amiloidótica familiar relacionada à proteína transtirretina. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. 43 p
  • 8- Suhr O. Impact of liver transplantation on familial amyloidotic polyneuropathy (FAP) patients’ symptoms and complications. Amyloid. 2003;10(Suppl. 1):77–83
  • 9-Bula do Produto: https://www.pfizer.com.br/sit es/default/files/inline- files/Vyndaqel_Profissional_ de_Saude_19.pd
  • 10-Ministério da Saúde (Brasil). Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt