Leia mais:
Leia mais:
Médicos estão entre os profissionais em que os brasileiros mais confiam, aponta Datafolha
Medicina: habilidades úteis para desenvolver na quarentena
A comunicação no ambiente hospitalar e sua problemática
Além da Medicina: como sobreviver às mudanças do mercado médico
O que podemos esperar da Medicina em 2020?

Painel Abramed 2022 — O DNA do Diagnóstico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), entidade criada em 2010 e formada por empresas do setor de medicina diagnóstica, publicou a quarta edição de seu painel anual dedicado ao setor.

Com capítulos abrangentes, que abordam dados e indicadores populacionais, econômicos, do mercado de saúde suplementar, covid-19, além do setor de medicina diagnóstica propriamente dito, o painel traça uma perspectiva profunda e acurada sobre uma das áreas da cadeia de saúde que mais cresce no País.

Painel Abramed 2022 — O DNA do Diagnóstico

O setor de medicina diagnóstica

Levando-se em consideração que cerca de 70% das decisões médicas são tomadas utilizando como base os resultados de exames complementares, esse setor contribui decisivamente para uma adequada prestação de serviços à saúde da população.

Leia também: ABRAMEDE 2021: Ultrassom na avaliação da volemia e na contratilidade cardíaca

A medicina diagnóstica possui um amplo espectro de atividades, que englobam algumas especialidades médicas, como a patologia clínica/medicina laboratorial, anatomia patológica, genética, radiologia e diagnóstico por imagem e medicina nuclear, por exemplo.

Segundo dados da publicação, com base em informações extraídas de fontes governamentais ao final de junho/21, o Brasil possui um total de 26.545 unidades de serviço de apoio de diagnose e terapia (SADT). Entretanto, a distribuição delas é desigual entre as regiões, devido, notadamente, à disponibilidade de serviços de saúde, condições socioeconômicas e fatores demográficos.

Apresentando o maior número de unidades de SADT, a região Sudeste responde por cerca de 42,0% delas (n= 11.209), seguida pela região Sul com 25,2% (n= 6.699), Nordeste com 18,1% (n= 4.803), Centro-Oeste representando 9,4% (n= 2.498) e Norte com 5,0% (n= 1.336).

Todavia, quando comparamos o ritmo de crescimento relativo dessas unidades nos últimos 10 anos pesquisados, a região Norte ocupa a primeira posição, apresentando um incremento de 65,8%, seguida pela região Sul (62,4%), Nordeste (54,4%), Centro-Oeste (51,4%) e Sudeste (46,8%).

Também foi constatado que houve uma redução, no mesmo período, do número de municípios que não contavam com a presença de nenhuma unidade de SADT, passando de 2.907 (52,2%) para 2.005 (36%) cidades. Todos esses dados demonstram que o crescimento das unidades SADT ocorreu principalmente rumo às regiões metropolitanas e pelas cidades do interior do País.

Laboratórios Clínicos e Diagnóstico por Imagem

Quando olhamos para os dados dos serviços com a finalidade exclusiva de apoio diagnóstico, ou seja, apenas os Laboratórios de Análises Clínicas e os serviços de Diagnóstico por Imagem, podemos perceber o grande avanço desse setor. Entre 2010 e 2020, houve um aumento no total de 4.725 (60,3%) laboratórios clínicos e de 2.967 (96,3%) unidades de diagnóstico por imagem.

Saiba mais: Abramed alerta para ameaça de desabastecimento de insumos para testes de Covid-19

As empresas familiares de pequeno porte, de até 9 empregados, ainda seguem sendo as predominantes, representando cerca 70% do total. Já as empresas com mais de 100 colaboradores correspondem a menos de 1% dos serviços de apoio diagnóstico, proporção que se manteve similar nos 10 anos analisados.

Mensagem final

Apesar de grandes desafios econômicos, estruturais, regulatórios, mercadológicos e legislativos enfrentados, o setor de medicina diagnóstica vem se consolidando e crescendo ano a ano. Com a constante renovação e incorporação de novas tecnologias, associado a uma maior custo-efetividade dos exames complementares disponíveis comercialmente, a medicina diagnóstica vislumbra um futuro promissor na era da medicina personalizada.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica). Painel Abramed 2021 - O DNA do Diagnóstico [Internet]. (Acesso em 05 abr 2022). Disponível em: https://abramed.org.br/publicacoes/painel-abramed/painel-abramed-2021-o-dna-do-diagnostico/
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.