Leia mais:
Leia mais:
Palpação convencional x ultrassom para procedimentos neuroaxiais
Check-up Semanal: anticorpos da vacina de Covid-19 na gestação, síndrome do impostor e mais! [podcast]
Check-up Semanal: nova diretriz para TPV, probióticos na tolerância à APLV e mais! [podcast]
O manejo de fluidos guiado por ultrassonografia em pacientes com choque séptico
USG adjuvante para detecção de câncer de mama entre mulheres com densidade mamária variável

ABRAMEDE 2021: Ultrassom na avaliação da volemia e na contratilidade cardíaca

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Com o passar dos anos, a ultrassonografia tem ficado cada vez mais próxima dos emergencistas no auxílio para a tomada de decisões críticas na beira-leito. Conforme o interesse e o entendimento foram crescendo ao longo dos anos, métodos padronizados de avaliação ultrassonográfica passaram a ser estudados, validados e disseminados na comunidade.

O Dr° Thiago Martins trouxe nessa discussão, durante o congresso da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMEDE 2021), a importância crescente da ultrassonografia como aliado na tomada de decisões críticas, com a facilidade da portabilidade do ultrassom, bem como da vantagem sobre outros métodos, como o não uso de radiação ionizante e a possibilidade de repetição conforme as intervenções sejam realizadas.

O foco principal da aula foi o uso do ultrassom no manejo hemodinâmico de pacientes graves, sobretudo no que concerne a avaliação subjetiva de contratilidade cardíaca e de fluidoresponsividade.

médico utilizando equipamento de ultrassom

Ultrassom

A avaliação de contratilidade cardíaca de forma subjetiva possui considerável acurácia quando comparada entre ecocardiografistas e emergencistas com treinamento. Na grande maioria dos cenários de urgência, saber identificar se há boa contratilidade global de VE ou se há clara evidência de má contratilidade pode ser decisivo na tomada da decisão de, por exemplo, associar ou não um inotrópico ao esquema terapêutico atual.

Apesar de factível com treinamento e ajudar no seguimento clínico, a mensuração da fração de ejeção de VE possui limitações e dificuldades técnicas que podem comprometer a avaliação do caso, quando não feita por ecocardiografistas experientes.

Pensando em fluidorresponsividade, sabemos que o ultrassom tem sido cada vez mais usado, sobretudo pela praticidade e facilidade na avaliação por exemplo, da colapsibilidade de veia cava inferior à inspiração. A mensuração adequada deve ser feita com o paciente em posição supina, sob ventilação mecânica controlada com pelo menos 8 m/kg de peso predito em volume corrente, sob sedação e paralisia adequadas, usando a janela subcostal e medindo no modo bidimensional abaixo da veia hepática.

Um diâmetro da VCI < 21mm, com colapsibilidade > 50% com a inspiração, sugere pressão na aurícula direita normal (entre zero e 5 mmHg), enquanto um diâmetro > 21mm, com colapsibilidade < 50%, sugere pressão elevada (entre 10 – 20 mmHg), com pouco espaço para fluidos, em tese.

Uma forma adicional de avaliar a resposta a fluidos nesse mesmo perfil de paciente, seria a mensuração de variação do volume sistólico após uma prova volêmica de 200 ml de salina em 10 minutos, com a mensuração da VTI (velocidade integral de tempo). O paciente precisa estar sob as mesmas condições, porém usando a janela apical de 5 câmaras. Um aumento maior que 15% no DC estimado pela VTI após a prova volêmica é sugestivo de fluidorresponsividade.

Sendo assim, o ultrassom de beira-leito, quando em mãos treinadas, consiste em um grande aliado na tomada de decisões clínicas importantes e que podem ser o diferencial para o desfecho do seu paciente grave.

Você sabia que o Whitebook agora tem uma seção dedicada à ultrassonografia à beira-leito? Baixe o app e confira!

Veja mais do ABRAMEDE 2021:

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.