Leia mais:
Leia mais:
Atividade Física e Covid-19: miocardite pós Covid-19 e a restrição aos exercícios físicos [vídeo]
Segurança e imunogenicidade da coadministração de vacinas contra Covid-19 e Influenza
Top 10 de outubro: Proteína C reativa, guidelines para sepse e muito mais! [infográfico]
Atividade Física e Covid-19: precauções na retomada aos exercícios físicos [vídeo]
Mais um efeito da pandemia no Brasil: o aumento de casos de hepatite medicamentosa

Pandemia impactou no aumento de peso e controle da glicemia dos portadores de diabetes tipo 2

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A pandemia de Covid-19 teve um impacto bastante negativo no aumento de peso e controle da glicemia dos portadores de diabetes tipo 2, segundo dados de uma pesquisa internacional realizada por pesquisadores da Universidade Fulda de Ciências Aplicadas, na Alemanha e publicada pela revista científica BMC Public Health. Curiosamente, entre os pacientes com diabetes tipo 1 avaliados pela pesquisa, o efeito foi o oposto.

Trata-se de uma revisão e meta-análise de 33 trabalhos que cobrem dez países e 4.700 pessoas e que foi apresentada no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD em inglês), no final de setembro. De acordo com o estudo, os valores glicêmicos em indivíduos com diabetes tipo 1 melhoraram significativamente durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o que pode estar associado a mudanças positivas no autocuidado e no controle digital do diabetes.

Leia também: O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?

No entanto, esse isolamento social corroborou para a piora em curto prazo nos parâmetros glicêmicos em pacientes com diabetes tipo 2.

Para os autores do estudo, o período de quarentena pode ter levado pacientes com o tipo 1, a maioria convivendo com o diabetes desde a infância, a aprofundar a consciência sobre sua condição. Em compensação, os do tipo 2, que em grande parte desenvolveram o quadro já adultos, podem ter sido afetados mais fortemente pelo estresse, alimentando-se mal e deixando de lado a atividade física.

No entanto, mais pesquisas serão necessárias, particularmente sobre as causas e o gerenciamento eficaz desse tipo da doença durante a pandemia.

Pandemia impactou no aumento de peso e controle da glicemia dos portadores de diabetes tipo 2

Mudança foi sentida nos consultórios médicos

Esse cenário preocupante já vinha sendo percebido pelos médicos em seus consultórios com o avanço da vacinação e a gradual retomada das consultas presenciais, como foi o caso do endocrinologista Fadlo Fraige Filho, especialista em diabetes, tireoide, obesidade, crescimento e doenças hormonais, e professor titular da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e Presidente da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD).

“Na verdade, há uma diferença cultural entre os dois tipos de diabetes. A do tipo 1 já vem de uma forma impositiva, fazendo com que a pessoa tenha que fazer seus controles diários. Já em relação ao tipo 2, o que ocorre é que ainda existe uma falta de conscientização da necessidade do tratamento adequado. A grande maioria das pessoas, por não sentir nenhum sintoma, negligencia o tratamento. E ainda há um ponto importante: enquanto o tipo 1 atinge mais crianças e adolescentes, que costumam ter uma prática de atividade física razoável — mesmo durante a pandemia — os adultos e mais idosos com diabetes tipo 2 restringiram muito suas atividades físicas durante o isolamento social e, claro, ganharam mais peso. É fato que o descontrole alimentar aliado com o sedentarismo descontrola o diabetes”, esclareceu o presidente da ANAD em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED.

Mulheres com diabetes têm menos probabilidade de receber prevenção cardiovascular abrangente do que os homens?

Vale ainda registrar um segundo estudo, também divulgado no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, que mostra que mulheres com diabetes não recebem o mesmo cuidado de prevenção de doenças cardiovasculares (DC) que os homens.

A pesquisa contou com quase 10 mil adultos portadores do tipo 2, com ou sem DC preexistente. Os pesquisadores descobriram que a prescrição de estatinas, aspirinas ou medicamentos para pressão arterial era menor no caso delas. No entanto, pacientes do sexo feminino são menos propensas a experimentar resultados adversos de DC, além de acidente vascular cerebral (AVC).

Saiba mais: Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia

Os autores afirmam que uma melhor compreensão das disparidades de gênero é necessária para melhorar a implementação dos cuidados recomendados para a prevenção de DC em mulheres com diabetes tipo 2.

“Apesar das evidências sobre os benefícios de controlar fatores de risco, baixando os níveis de pressão e colesterol, uma proporção inaceitável de mulheres não recebe o tratamento recomendado, e a DC é a principal causa de mortes femininas”, enfatizou Giulia Ferrannini, médica do Karolinska Institutet, na Suécia, e uma das autoras do estudo.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.