Parada cardiorrespiratória: acesso intraósseo é superior ao intravenoso?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O acesso intraósseo é utilizado em casos de emergência em pacientes com parada cardiorrespiratória fora do hospital e quando há dificuldade de acesso por via intravenosa. Por ser mais mais simples do que o acesso intravenoso, o intraósseo é recomendado como uma opção viável no atendimento emergencial fora da unidade hospitalar.

No entanto, uma pesquisa realizada recentemente e publicada na revista Resuscitation: Oficial Journal of the European Resuscitation Council constatou que o acesso intraósseo é um pouco inferior ao acesso intravenoso em desfechos favoráveis aos pacientes, como sobrevivência, por exemplo.

desidratação

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Atendimento emergencial na parada cardiorrespiratória

O estudo de coorte, prospectivo e randômico selecionou 19.731 pacientes adultos que sofreram parada cardiorrespiratória não traumática fora do hospital e receberam compressões torácicas em serviços médicos de emergência. Os principais métodos utilizados para administrar a medicação foram por meio do acesso intraósseo e o acesso intravenoso.

Leia mais: PCR fora do hospital: como diminuir a mortalidade? [ABRAMEDE 2018]

Os participantes foram analisados de acordo com o método aplicado no ato do atendimento; 3.068 pacientes receberam atendimento com acesso intraósseo e 16.663 indivíduos receberem atendimento por acesso intravenoso. Os desfechos primários observados foram a sobrevivência do paciente.

Resultados

Os desfechos foram significantemente menores em pacientes que receberam acesso intraósseo em comparação aos que receberam o método intravenoso (4,6% vs 5,7%; p = 0,01) em relação à sobrevivência e a alta hospitalar. O retorno espontâneo da circulação foi menor também no primeiro grupo em relação ao segundo (17,9% vs. 23,5%, p < 0,001), assim como a sobrevivência com manutenção favorável da função neurológica (2,8% vs. 4,2%, p < 0,001).

Após alguns ajustes, não houve diferença significativa na sobrevivência no hospital (OR, 0,88, IC 95% [0,72–1,09], p = 0,24) ou sobrevivência com manutenção das funções neurológicas (OR 0,87, IC 95% [0,67–1,12], p = 0,29) em pacientes atendidos com o método intraósseo se comparados os indivíduos que receberam o procedimento intravenoso.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Mody P et al. Intraosseous versus intravenous access in patients with out-of-hospital cardiac arrest: Insights from the Resuscitation Outcomes Consortium Continuous Chest Compression trial. Resuscitation 2018 Oct 31; S0300-9572(18)31066-9; [e-pub]. (https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2018.10.031)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar