Página Principal > Colunistas > Paradoxo entre obesidade e doença cardiovascular
coração batendo

Paradoxo entre obesidade e doença cardiovascular

Tempo de leitura: 2 minuto.

Apesar de obesidade ser um fator de risco conhecido para o aumento da incidência de doença cardiovascular, um novo debate vem surgindo no que diz respeito ao aumento da sobrevida uma vez que a doença já se estabeleceu: o paradoxo da obesidade.

Para exemplificar, uma recente meta-análise estimou que obesidade reduz em 30-40% risco de mortalidade nos pacientes com insuficiência cardíaca ou doença coronariana quando comparados a pessoas com peso normal.

Mais do autor: ‘Tratamento da obesidade na atenção primária – o que precisamos saber’

Explicações: obesos têm aumento da reserva energética quando expostos a processos agudos, em geral catabólicos, portanto teriam proteção adicional ao stress. Outras alterações relacionadas a mediadores inflamatórios também estão sendo estudadas e envolvem maior produção de interleucinas protetoras pelo tecido adiposo, resultando em proteção contra TNF alfa.

Porém, erros analíticos também são previstos: os pacientes obesos com doença cardiovascular, em geral, são aqueles com doença menos grave, já que é comum nos pacientes com doença mais grave ocorrer perda de peso, caquexia cardíaca. Outra interferência é a possibilidade de coexistirem doenças associadas, que per se podem causar redução do peso e falsificar tais estatísticas.

obesidade pebmed
Adaptado de: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0188636.t002

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autor:

Referências:

  • The obesity paradox and incident cardiovascular disease: A population-based study. Virginia W. Chang, Kenneth M. Langa, David Weir, Theodore J. Iwashyna. Published: December 7, 2017 || https://doi.org/10.1371/journal.pone.0188636

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.