Leia mais:
Leia mais:
Novidades no Atlas de Dermatologia, de Radiologia e muito mais
Fragilidade no idoso: como diagnosticar e tratar?
Origens e Fundamentos da MBE – Parte 3: Para descartar (ou não) um artigo científico não basta entender Descartes?
Tabagismo: Combinação de medicamentos são eficazes no tratamento?
Pesquisa revela que 97% dos estudantes de medicina apresentam síndrome do impostor

Paradoxo entre obesidade e doença cardiovascular

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Apesar de obesidade ser um fator de risco conhecido para o aumento da incidência de doença cardiovascular, um novo debate vem surgindo no que diz respeito ao aumento da sobrevida uma vez que a doença já se estabeleceu: o paradoxo da obesidade.

Para exemplificar, uma recente meta-análise estimou que obesidade reduz em 30-40% risco de mortalidade nos pacientes com insuficiência cardíaca ou doença coronariana quando comparados a pessoas com peso normal.

Mais do autor: ‘Tratamento da obesidade na atenção primária – o que precisamos saber’

Explicações: obesos têm aumento da reserva energética quando expostos a processos agudos, em geral catabólicos, portanto teriam proteção adicional ao stress. Outras alterações relacionadas a mediadores inflamatórios também estão sendo estudadas e envolvem maior produção de interleucinas protetoras pelo tecido adiposo, resultando em proteção contra TNF alfa.

Porém, erros analíticos também são previstos: os pacientes obesos com doença cardiovascular, em geral, são aqueles com doença menos grave, já que é comum nos pacientes com doença mais grave ocorrer perda de peso, caquexia cardíaca. Outra interferência é a possibilidade de coexistirem doenças associadas, que per se podem causar redução do peso e falsificar tais estatísticas.

obesidade pebmed
Adaptado de: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0188636.t002

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autor:

Referências:

  • The obesity paradox and incident cardiovascular disease: A population-based study. Virginia W. Chang, Kenneth M. Langa, David Weir, Theodore J. Iwashyna. Published: December 7, 2017 || https://doi.org/10.1371/journal.pone.0188636
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar