Página Principal > Ginecologia e Obstetrícia > Parto de cócoras x parto deitado: estudo do BMJ compara eficácia
gestante na sala de médico

Parto de cócoras x parto deitado: estudo do BMJ compara eficácia

Tempo de leitura: 2 minuto.

Em novo artigo do British Medical Journal, pesquisadores investigaram se estar em posição de cócoras na segunda fase do trabalho de parto aumenta a chance de parto vaginal espontâneo em comparação com a posição deitada.

As participantes desse estudo randomizado controlado foram 3.093 mulheres nulíparas de 16 anos ou mais, a termo, com apresentação cefálica monocromática e no segundo estágio de parto com analgesia peridural, de 41 hospitais do Reino Unido. As gestantes foram randomizadas para uma posição de cócoras ou deitada.

Você sabe? ‘A real importância do mecônio na sala de parto’

Observaram-se menos partos vaginais espontâneos nas mulheres do grupo do parto de cócoras: 35,2% (548/1.556) em comparação com 41,1% (632/1.537) no grupo deitado (hazard ratio [HR] ajustado = 0,86; intervalo de confiança [IC] de 95% = 0,78 a 0,94). Esse resultado representa um aumento absoluto de 5,9% na chance de parto vaginal espontâneo no grupo deitado (NNT = 17; [IC] de 95% = 11 a 40).

Não foram encontradas diferenças nos desfechos maternos, neonatais ou de longo prazo.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que, estar na posição deitada no segundo estágio do trabalho de parto, resulta em mais partos vaginais espontâneos em mulheres nulíparas com analgesia peridural, sem desvantagens em relação a desfechos de curto ou longo prazo para mãe ou bebê.

Leia o artigo na íntegra nesse link.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • The Epidural and Position Trial Collaborative Group.Upright versus lying down position in second stage of labour in nulliparous women with low dose epidural: BUMPES randomised controlled trial. BMJ 2017 Oct 18; 359:j4471. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.j4471

4 Comentários

  1. O artigo tá contraditório. Afinal qual o resultado da pesquisa? Em cima diz que de cócoras gera menos pve e no fim diz que de cócoras tem maior chance de pve.

    • Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Lucas! Sou Ana Carolina, médica e colunista da Pebmed. No primeiro parágrafo, temos o objetivo do estudo (saber se de cócoras gera mais pve ou não). No meio diz que de cócoras tem menor chance de pve, o que é corroborado no final, já que diz que deitado gera mais pve. Poderia explicar melhor qual parte gerou dúvida? Grata

  2. Fernando Araújo

    A analgesia peridural não seria um viés?

    • Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Fernanda! Segundo o artigo, todas as mulheres receberam analgesia peridural, sendo randomizadas apenas para parto de cócoras ou deitado, mas com as outras variáveis iguais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.