Perfil das doenças no Brasil nos últimos 26 anos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

O Brasil passou por importantes mudanças estruturais e econômicas nos últimos 50 anos. Na saúde, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Estratégia Saúde da Família revolucionaram a atenção básica para a população. Em novo artigo do The Lancet, publicado em julho, pesquisadores utilizaram os dados Global Burden of Disease Study 2016 (GBD 2016) para investigar o perfil das doenças no Brasil nos últimos 26 anos.

Para isso, foram analisadas as estimativas do GBD 2016 para expectativa de vida ao nascer, expectativa de vida saudável, mortalidade por todas as causas e causas específicas, anos de vida perdidos, anos vividos com incapacidade (disability), anos de vida ajustados por incapacidade e fatores de risco.

brasil

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Perfil das doenças no Brasil

Os resultados a nível nacional foram:

– A expectativa de vida ao nascer aumentou de 68,4 anos em 1990 para 75,2 anos em 2016.

– A expectativa de vida saudável aumentou de 59,8 anos em 1990 para 65,5 anos em 2016.

– As taxas de mortalidade por todas as causas caíram 34,0%.

– Em 2016, a doença isquêmica foi a principal causa de anos de vida perdidos, seguida de violência interpessoal.

– Dor lombar e cervical, doenças dos órgãos sensoriais e doenças de pele foram as principais causas de anos vividos com incapacidade em 1990 e 2016.

– Os principais fatores de risco para incapacidades em 2016 foram uso de álcool e drogas, pressão alta e alto índice de massa corporal.

LEIA MAIS: Sobrepeso e obesidade – o impacto na saúde de 195 países durante 25 anos

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • GBD 2016 Brazil Collaborators. Burden of disease in Brazil, 1990–2016: a systematic subnational analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. The Lancet. Published: July 20, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31221-2.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar