Leia mais:
Leia mais:
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Anvisa autoriza importação excepcional de radiofármacos
Anvisa determina recolhimento de lotes interditados da CoronaVac
Anvisa autoriza uso emergencial do Sotrovimabe para tratamento da Covid-19
Anvisa suspende importação e uso da proxalutamida em pesquisas clínicas

Perguntas e respostas sobre os biossimilares, nova classe de medicamentos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma nova classe de medicamentos está finalmente chegando ao Brasil e promete revolucionar o combate às doenças. Veja aqui cinco perguntas e respostas que você precisa saber sobre os biossimilares:

500x120

O que são biossimilares?

São medicamentos que contêm uma substância ativa derivada ou composta por um organismo vivo altamente similar a um produto biológico já aprovado (conhecido como “medicamento de referência”). Um biossimilar não é considerado um medicamento genérico, porque não é sintetizado quimicamente. No entanto, assim como os genéricos, os biossimilares têm menos etapas de testes clínicos, garantindo uma redução no custo.

Qual é o processo de aprovação?

Para a ANVISA:

“Os produtos biossimilares são os produtos biológicos registrados pela via de desenvolvimento por comparabilidade, que é a via regulatória utilizada por um produto biológico para obtenção de registro na qual foi utilizado o exercício de comparabilidade em termos de qualidade, eficácia e segurança, entre o produto desenvolvido para ser comparável e o produto biológico comparador.

A legislação utilizada para o registro de biossimilares no Brasil é a Resolução RDC nº 55, de 16 de dezembro de 2010. Devem ser apresentados, dentre outros requisitos, estudos comparativos entre o biossimilar e o produto biológico comparador contendo informações suficientes para predizer se as diferenças detectadas nos atributos de qualidade entre os produtos resultam em impactos adversos na segurança e eficácia do biossimilar.”

Quantos já foram aprovados no Brasil?

Em 2015, a Anvisa aprovou o primeiro biossimilar, infliximabe, para as seguintes doenças: artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase, doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de crohn) e doença de behçet. A previsão é de que mais 12 biossimilares sejam aprovados até o final de 2017.

Os biossimilares são seguros?

Os resultados de uma pesquisa americana, publicada na revista Advances in Therapy, ressalta a necessidade de uma educação baseada em evidências sobre segurança do medicamento: de 1.201 especialistas que prescreveram biossimilares nos EUA, apenas 45% considerou que eles eram seguros e apropriados para uso em seus pacientes.

Análises feitas a partir de 20 estudos publicados comprovaram que a eficácia, segurança e qualidade dos biossimilares são equivalentes às dos medicamentos de referência.

Qual é o grande diferencial?

O grande diferencial dos biossimilares são os preços: eles podem ser 25% a 30% mais baratos do que os medicamentos de referência. Essa pode ser uma diferença significativa no bolso dos pacientes, principalmente, na situação atual do país.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

banner250x250

Referências:

  • https://contractpharmabrasil.com.br/noticias_descricao.php?id=392
  • https://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/suplementos/ciencia-e-saude/2016/10/29/interna_cienciaesaude,157012/biossimilares-os-remedios-do-futuro.shtml
  • 8 Things to Know About Biosimilars. Medscape. Nov 23, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar