Pesquisadores isolam vírus do Nilo Ocidental no Brasil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O vírus do Nilo Ocidental tem estado nos noticiários brasileiros, principalmente com alertas de risco de transmissão em nosso território. A novidade é que o vírus foi isolado pela primeira vez no Brasil, em equinos mortos por encefalite em uma fazenda no Espírito Santo. O artigo com a notícia foi publicado na última semana no jornal “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”, por pesquisadores do Instituto Evandro Chagas (IEC).

Além do isolamento, os pesquisadores também sequenciaram o genoma completo do vírus. As análises mostraram que o genótipo do vírus encontrado nos equinos é o mesmo do vírus do Nilo Ocidental que tem sido isolado nos Estados Unidos, Argentina e Canadá. Isso indica que provavelmente o vírus se dispersou por meio de aves silvestres, segundo relato de Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa.

A hipótese principal de origem do vírus na região das Américas, segundo o pesquisador, é de que o vírus do Nilo Ocidental tenha entrado pelo estado de Nova York. O zoológico da cidade importou uma série de animais (gansos, patos e marrecos) infectados de países como Israel. O vírus do Nilo Ocidental se dispersou rapidamente nos Estados Unidos. Em 2002, praticamente toda a parte continental do país registrava a presença do vírus, segundo relato de Vasconcelos. Logo depois, foram registrados casos na Argentina, México, Venezuela. Em 2015, no Brasil, o primeiro caso em humanos ocorreu em um paciente no Piauí.

febre do nilo ocidental

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Febre do Nilo Ocidental no Brasil

A FNO é uma doença febril aguda causada por um arbovírus do gênero Flavivírus. O vírus é transmitido principalmente pela picada de mosquitos do gênero Culex (o famoso “pernilongo”) e tem como reservatório aves silvestres (potencialmente migratórias).

A infecção pode ser assintomática ou com sintomas de diferentes graus de gravidade – que variam desde febre e dor muscular até encefalite grave. Manifestações neurológicas como encefalite, meningoencefalite e síndrome de Guillan-Barré, também podem ocorrer.

No Brasil, a expectativa dos pesquisadores é que os casos em humanos não sejam tão graves quanto nos Estados Unidos, já que a população brasileira tem muita imunidade para flavivírus (casos de Zika, dengue e chikungunya) e já se sabe que há uma reatividade cruzada entre eles. Por outro lado, eles destacam que o vírus pode ser uma grave ameaça à saúde animal no Brasil, especialmente para equinos e aves. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi registrada uma grande mortandade de corvos à medida que o vírus foi se estabilizando.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autora:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar