Piomiosite Tuberculosa (PT): conheça a forma extrapulmonar da tuberculose

Quais informações são fundamentais na hora de tratar a Piomiosite Tuberculosa, a forma extrapulmonar da tuberculose? Veja os detalhes.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A tuberculose (TB), doença bacteriana causada, principalmente, pelo Mycobacterium tuberculosis, é uma infecção antiga, de diagnóstico relativamente simples, e com tratamento barato e eficaz. Todavia, ela ainda persiste como um desafio para os sistemas de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos, sendo considerada uma doença reemergente. 

Sua apresentação pulmonar é a forma mais comum de manifestação (cerca de 80% dos casos), entretanto, embora mais inusuais, as formas extrapulmonares também são importantes e merecem atenção, como é o caso da piomiosite tuberculosa (PT).  

Leia também: Anvisa: Teste rápido para detecção da tuberculose latente é aprovado no Brasil 

médica conversando com paciente sobre fim da tuberculose

Discussão

O termo piomiosite é empregado quando há formação de um abscesso ou certo grau de necrose do grupamento músculo-esquelético, causado por uma infecção bacteriana. Ela pode ocorrer em qualquer local do sistema músculo-esqueletico, porém com maior prevalência nos músculos da região da coxa, glúteos e tronco. 

O S. aureus (85-95%) é, de longe, o agente etiológico mais comum das piodermites, todavia, outras bactérias também podem estar envolvidas nesse processo infeccioso, como a E. coli, o Streptococus sp. e o próprio M. tuberculosis.

A piomiosite tuberculosa (PT) é um quadro raro de apresentação extrapulmonar da doença, cuja fisiopatologia é incerta, sendo mais comum em homens, na primeira ou segunda décadas de vida (mesmo sem comorbidades), e em imunodeprimidos. Após a infecção primária, na maioria dos casos, ocorre uma disseminação linfática ou hematogênica, com invasão de estruturas adjacentes, levando a um abscesso muscular. 

Suas manifestações clínicas podem ser descritas em três fases: 

  • Fase 1: Nesse estágio, o abscesso ainda não pode ser visualizado, e alguns sintomas inespecíficos podem aparecer, como febre, sudorese vespertina e mialgia; 
  • Fase 2: Após cerca de 10 a 21 dias dos primeiros sintomas, um edema muscular já pode ser observado, associado a febre e leucocitose; 
  • Fase 3: Estágio mais preocupante, onde formas sistêmicas graves podem ocorrer, como sepse e choque. 

O diagnóstico laboratorial pode ser feito por meio de hemocultura, pesquisa de baar da secreção, cultura e teste rápido molecular, por exemplo. Outros exames complementares, notadamente os de imagem (Ultrassonografia, Ressonância Nuclear Magnética) das lesões, contribuem significativamente para a investigação diagnóstica.

Quanto ao tratamento da piomiosite tuberculosa (PT), utiliza-se o mesmo esquema empregado para a tuberculose pulmonar: 2 meses de RHZE, seguido de 4 meses de RH.

Mensagem final

Embora seja uma forma incomum de apresentação extrapulmonar, a piomiosite tuberculosa (PT) deve ser lembrada e entrar na lista de possíveis diagnósticos diferenciais de uma ampla gama de doenças. 

A clínica do paciente, associado ao exame físico, exames de imagem e à coleta de material da secreção do abscesso são fundamentais para o seu diagnóstico. O estudo laboratorial da amostra, com avaliação citológica, bioquímica e microbiológica, à procura da identificação do M. tuberculosis, é imprescindível para um diagnóstico rápido e preciso, proporcionando um adequado tratamento e consequente cura.  

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Fernandes L, et al. Piomiosite Tuberculosa: Relato de Caso. J Bras Patol Med Lab. 2022; 58: 1-4. DOI: 10.1900/JBPML.2022.58.430. Disponível em: https://www.jbpml.org.br/pt/article/4967/