PJ, CLT ou autônomo: qual é a melhor opção para um médico?

Para te ajudar nesse processo de decisão, separamos os principais pontos que você precisa entender como médico! Confira!

Quando o médico começa a ingressar no mercado de trabalho, sempre surge a famosa dúvida: “PJ, CLT ou autônomo: qual dessas modalidades seria mais vantajosa para mim?”.   

A resposta para esse questionamento não é tão simples, pois tudo vai depender do estilo de trabalho que o médico vai exercer e dos seus objetivos pessoais. Trata-se de uma escolha séria que precisa ser realizada com o auxílio de um contador.  

Leia mais: Cuidados para o médico ao usar o endereço residencial na abertura de empresa

Sendo assim, para te ajudar nesse processo de decisão, separamos os principais pontos que você precisa entender sobre as diferenças que existem entre cada modalidade. Além disso, falaremos também sobre as vantagens e desvantagens que cada uma apresenta.  

Médico CLT  

Os médicos que trabalham como CLT têm direito a todas as leis trabalhistas que um funcionário de carteira assinada possui, como:   

  • Estabilidade; 
  • Férias remuneradas e FGTS; 
  • Proteção trabalhista.

No entanto, essa modalidade pode se tornar limitante para profissionais que buscam flexibilidade e autonomia, pois eles teriam que lidar com horários rígidos e fixos que já são pré-estabelecidos pela instituição. Esse detalhe pode ser um empecilho para os médicos que desejam trabalhar em mais de um lugar. 

Médico autônomo  

O médico autônomo não possui CNPJ, mas também não trabalha como CLT. Nesse caso, ele atua como Pessoa Física, e a criação do vínculo empregatício se torna opcional, garantindo mais autonomia. 

Contudo, vale lembrar que esse tipo de modalidade implica em mais responsabilidade na gestão do próprio negócio. Além disso, o médico não teria o benefício das leis trabalhistas, e a renda seria irregular.   

Médico PJ   

Essa é a modalidade mais procurada pelos médicos, pois a maioria dos hospitais estão colocando a abertura de uma empresa como pré-requisito para contratar.   

Além disso, o médico PJ possui vantagens que são consideradas essenciais para a sua jornada de trabalho, como:  

  • Flexibilidade de horário (o médico monta a sua grade); 
  • Mais autonomia (o médico pode prestar serviços em mais de um hospital); 
  • Economia com os impostos (os impostos diminuem em até 40%); 
  • Aumento de faturamento (o médico pode prestar serviços em mais de um hospital, garantindo o aumento de sua renda).

É importante frisar que o médico PJ não possui direitos trabalhistas, como férias remuneradas e FGTS. No entanto, ele terá todo suporte necessário por meio de um contador. Além disso, o contador será o principal responsável pela manutenção da empresa, garantindo que as obrigações fiscais e trabalhistas estejam sempre em dia.  

Veja também: Cuidados que todo médico deve ter ao prestar plantão coringa

Não sabe qual opção escolher? Chame a Contabileasy! 

A Contabileasy MED é a primeira contabilidade digital exclusiva para profissionais da saúde. Ela possui profissionais que já conhecem todas as particularidades burocráticas da sua profissão, ou seja, todos têm a base certa para te dar uma orientação segura.   

Entre já em contato com a Contabileasy e fale diretamente com os especialistas! Busque a contabilidade certa para manter a saúde dos seus negócios.

Este artigo foi produzido em parceria com a Contabileasy Med.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades