Cuidados que todo médico deve ter ao prestar plantão coringa

Ao pegar o plantão coringa, o médico traz problemas para si de várias maneiras, especialmente quanto ao IR, saiba como solucioná-los!

O plantão coringa é muito comum na área médica. Afinal, trata-se de uma ótima forma de conseguir uma boa renda extra em um curto espaço de tempo. No entanto, muitos não conhecem os riscos que essa prática pode oferecer, caso não seja feita da forma certa. 

Este artigo foi produzido em parceria com a Contabileasy Med.

No período do IRPF, por exemplo, é muito comum encontrar casos de médicos que caem na malha fina, justamente por terem pegado o famoso plantão coringa. Esse tipo de rendimento não foi declarado pela fonte pagadora e a Receita Federal não deixa essa informação passar. 

Sendo assim, com o objetivo de te deixar prevenido em relação a essa situação, nós viemos com a solução para você conquistar o aumento de renda sem entrar em conflito com a Receita Federal. 

Veja também: Como não cair na malha fina: dicas para médicos na declaração do IR

O que é o plantão coringa? 

Quando um médico substitui alguém em um plantão de outro hospital, e é pago diretamente pela pessoa que ele substituiu, dizemos que ele pegou um plantão coringa. Como já falamos anteriormente, trata-se de uma forma que o médico tem de pegar mais plantões e, consequentemente, ganhar uma renda extra.  

Nesses casos, o médico está recebendo um rendimento que não está vinculado à instituição em si, pois está sendo pago por outra pessoa. 

Os riscos de pegar o plantão coringa  

Bom, ao pegar o plantão coringa, o médico traz problemas para si de várias maneiras, mas os principais são: 

1) Problemas para a empresa: ele estaria superfaturando a sua receita, ou seja, ele automaticamente aumentaria a alíquota de impostos da empresa, mesmo sem ter vínculo nenhum com ela. 

2) Problemas no Imposto de Renda: o valor que o médico recebeu através da nota emitida pelo seu colega não conseguiria ser informado na sua declaração de IR, pois todos os dados fiscais serão declarados apenas pela pessoa que emitiu a nota, isto é, apenas pela pessoa que está vinculada à empresa. 

3) Malha fina: quando se trata de Imposto de Renda, não podemos esquecer de mencionar que o médico correria um sério risco de cair em malha fina. Nesse caso, ele teria que enfrentar uma série de consequências, como: multa de 75% sobre o valor do imposto devido, CPF pendente de regularização e o risco de entrar no Cadin! E claro, a Receita Federal ficaria sempre com um pé atrás em relação a ele. 

Qual seria a solução? 

A solução mais viável para essa questão é abrir uma PJ. Ao abrir uma PJ, o médico poderia pegar plantões de outros hospitais sem nenhuma preocupação, pois estaria tudo regularizado. Basta saber se o hospital de fato contrata médicos PJ.  

Além disso, o médico que abre uma PJ conquista uma grande flexibilidade, pois pode trabalhar para mais de um hospital. É uma forma de conseguir o sonhado aumento de renda sem precisar se preocupar com nenhum tipo de pendência com a Receita Federal. 

Precisa abrir uma PJ? Fale com a Contabileasy MED! 

Leia mais: 3 dicas para desburocratizar a contabilidade para médicos

Abrir uma PJ é a solução ideal para você que deseja aumentar a sua renda e a sua flexibilidade de rotina. No entanto, se deseja abrir a sua PJ, precisa entrar em contato com uma contabilidade segura que conheça todas as particularidades burocráticas da sua profissão. Nesse caso, você precisa procurar a Contabileasy MED, uma contabilidade digital que é exclusiva para profissionais da saúde. 

Sendo assim, ela possui profissionais que compreendem as suas principais questões, o que garante a segurança e a praticidade do serviço. Entre já em contato e fale diretamente com a equipe de atendimento. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades