Plataforma de imagem médica lauda RM em apenas 15 segundos!

A FDA aprovou, pela 1ª vez, um tecnologia de machine learning capaz de interpretar os resultados de RM em apenas 15 segundos e sem a assistência de um profissional.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Food and Drug Administration (FDA), agência americana para controle de medicamentos, aprovou, pela 1ª vez, um tecnologia de machine learning capaz de interpretar os resultados de ressonâncias magnéticas (RM) em apenas 15 segundos e sem a assistência de um profissional.

A plataforma de imagem médica foi aprovada para ajudar os médicos a diagnosticar problemas cardíacos, fornecendo medidas precisas e permitindo, assim, uma melhor avaliação da saúde. Batizado de Arterys, a tecnologia usa uma rede neural artificial de “auto-ensino”, ou seja, que aprende sozinha através dos dados.

Como todas as informações ficam hospedadas na nuvem, ela é capaz de receber materiais de todo o mundo. Até agora, a plataforma já aprendeu mais de 1 mil casos e, segundo seus desenvolvedores, continuará a melhorar o seu conhecimento e compreensão de como o coração trabalha com cada novo caso que examinar.

Leia também: ‘A cidadania das máquinas’

Processo de aprovação

Em testes de performance, Arterys conseguiu produzir resultados com a mesma precisão do que os humanos, mas a plataforma levou, em média, 15 segundos para laudar uma RM. Um profissional humano demoraria de 30 minuto a 1 hora. Mas os desenvolvedores deixam um alerta! O objetivo do Arterys não é substituir médicos, e sim oferecer ferramentas que os ajudarão a fazer seus trabalhos de forma mais eficaz.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades