Pode fazer transplante de córnea de doadores com Covid-19?

Há risco de infecção em transplante de córnea de doadores infectados com Covid-19 ou de quem tenham sido expostos?

O vírus SARS-CoV-2 entra nas células-alvo se ligando ao receptor principal ACE2, mas também é dependente de uma protease chamada TMPRSS2. Como ambos estão presentes nas células superficiais do limbo e conjuntiva, poderia haver possibilidade de infecção desses tecidos pelo SARS-CoV-2. Em contraste, o estroma e o endotélio não expressam ACE2 e TMPRSS2. Além disso, pouco se sabe sobre isso, já que até agora apenas um estudo mostrou que não havia vírus nos tecidos oculares, em apenas cinco pacientes.

A córnea é o tecido mais frequentemente transplantado no mundo. Em 2012, foram aproximadamente 185 mil córneas. Atualmente, a recomendação da associação dos bancos de olhos globalmente é evitar tecidos de doadores infectados com Covid-19 ou de quem tenha sido exposto recentemente. O risco de transmissão é considerado baixo, mas já que existe ainda uma falta de informação sobre o SARS-CoV-2 em tecidos, medidas de precaução foram tomadas.

Há risco de infecção em transplante de córnea de doadores infectados com Covid-19 ou de quem tenham sido expostos?

O estudo de transplante de córnea

Um trabalho publicado há alguns dias na JAMA Ophthalmology, analisou prospectivamente o tecido corneano de onze pacientes pós mortem com Covid-19 para investigar a presença de RNA genômico e subgenômico de SARS-CoV-2 por RT-PCR. Para isso, foram colhidas amostras de swab de conjuntiva e cavidade oral, sangue, humor aquoso e humor vítreo.

Dos onze analisados, seis eram mulheres. A idade média era de 68,5 anos. 10 faleceram de Covid-19 (91%). 1 morreu de choque hemorrágico, sendo não relacionado a Covid-19. O intervalo médio pós mortem foi de 2,7 dias. Nenhuma condição ocular preexistente associada a Covid-19 foi listada nos pacientes. Em 55% (6 pacientes), foi detectado SARS-CoV-2 em amostras da córnea. Em 4 dos 6 (67%) com RNA detectado, foi detectado o RNA subgenômico. Dos pacientes com detecção, os resultados para RNA de SARS-CoV-2 também foi positivo em 4 dos 6 swabs conjuntivais, 1 de 3 amostras de humor aquoso, em 3 de 5 amostras de humor vítreo e em 4 de 5 amostras de sangue. No total, o SARS-CoV-2 foi identificado em 5 de 11 swabs conjuntivais, 3 de 7 amostras de humor aquoso e 6 de 11 amostras de humor vítreo. A viremia por SARS-CoV-2 foi identificada em 5 de 9 pacientes.

Já acessou nossa revista sobre coronavírus?

Resultados e conclusão

Nesse estudo foi evidenciada a presença de SARS-CoV-2 na córnea humana, através da detecção deste, em 55% das amostras. Além disso, também estava presente uma alta taxa de PCR positivo nos swabs conjuntivais (46%). Como esse estudo analisou, a alta viremia observada de 56% pode ser explicada pela gravidade da doença e cargas virais altas induzidas pela seleção dos pacientes (altas cargas virais no swab orofaringeo foram selecionadas pro estudo). Pacientes com altas cargas virais no swab e viremia são mais propensos a ter algum envolvimento ocular com resultados de PCR positivos em amostras corneanas, swab conjuntival e amostras de humor aquoso. A possibilidade de contaminação deve ser considerada como uma explicação.

A alta taxa de amostras de humor vítreo positivas pode ser explicada pela gravidade e curso fatal de Covid-19 na coorte selecionada. De acordo com a distribuição dos receptores e a falta deles no endotélio corneano, o DMEK seria mais seguro do que o transplante penetrante. Além disso, menos tecido e menos RNA viral seria transplantado.

O estudo tem algumas limitações como a pequena amostra e os critérios de inclusão. É provável que se não houve a priorização de pacientes com alta carga viral, a porcentagem de positivos nos tecidos corneanos teria sido menor. Estudos com amostras maiores são necessários para ajustar o risco da transmissão viral em pacientes sem viremia. É provável que o potencial de transmissão seja baixo, mas a possibilidade de transmissão nunca poderá ser excluída.

Referência bibliográfica:

January 21, 2021 – Presence of SARS-CoV-2 RNA in the Cornea of Viremic Patients With COVID-19 -Maria Casagrande, MD; Antonia Fitzek, MD; Martin S. Spitzer, MD; et al Klaus Püschel, MD; Markus Glatzel, MD; Susanne Krasemann, PhD; Dominik Nörz, MD; Marc Lütgehetmann, MD; Susanne Pfefferle, MD; Maximilian Schultheiss, MD Author Affiliations Article Information JAMA Ophthalmol. Published online January 21, 2021. doi: 10.1001/jamaophthalmol.2020.6339

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.