Leia mais:
Leia mais:
Podemos reverter o declínio cognitivo na pós-menopausa?
Fatores reprodutivos estão associados ao risco de fraturas no pós-menopausa?
Novidades no tratamento da síndrome genitourinária da menopausa
Período pós-menopausa pode estar relacionado a maior risco de Alzheimer?
Como realizar a terapia de reposição hormonal na mulher pós-menopausa?

Podemos reverter o declínio cognitivo na pós-menopausa?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No período da pós-menopausa a mulher apresenta uma importante queda nos níveis de estrogênio, acarretando diversos sintomas, como irritabilidade, insônia, fogacho, secura vaginal, alto risco de osteoporose e doença cardiovascular, além de um declínio cognitivo. São mulheres ainda muito ativas, que muitas vezes trabalham e têm uma rotina bastante agitada, afetando sua qualidade de vida. Mas, seria possível reverter o declínio cognitivo na pós-menopausa?

pós-menopausa

Prevenção

No geral, as recomendações para evitar ou até mesmo reverter o declínio cognitivo das mulheres na pós-menopausa são sempre entorno do estilo de vida da paciente. Recomenda-se fazer exercícios físicos, alimentação saudável, diminuir o estresse, ler, fazer atividades como palavras cruzadas e dormir bem. Porém, de acordo com Greendale (2021), seu estudo de coorte não encontrou associação entre mulheres que praticavam exercícios físicos e tiveram resultados cognitivos mais altos, fazendo-nos questionar a maioria das recomendações utilizadas hoje em dia a respeito do tema.

Outro modo de prevenir ou reverter o declínio cognitivo é através da terapia de reposição hormonal com estrogênio sistêmico. Vários estudos mostraram que pacientes em uso de estrogênio sistêmico tem um menor declínio cognitivo com o passar dos anos na pós-menopausa. Além disso, estudos com camundongos mostraram regeneração neuronal após a introdução da terapia com estrogênio sistêmico. Fato de grande relevância para a melhora da cognição nas mulheres pós-menopausa.

Leia também: Perfis cognitivos na perimenopausa

São necessários mais estudos para podermos afirmar que os hábitos saudáveis e a terapia de reposição hormonal realmente ajudam a reverter o declínio da cognição na mulher no pós-menopausa. Mas, aparentemente este é o caminho.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Greendale GA, Han W, Huang M, Upchurch DM, Karvonen-Gutierrez C, Avis NE, Karlamangla AS. Longitudinal Assessment of Physical Activity and Cognitive Outcomes Among Women at Midlife. JAMA Netw Open. 2021 Mar 1;4(3):e213227. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.3227. PMID: 33787912; PMCID: PMC8013795.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.