Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Blog do Whitebook / Por dentro do Whitebook: saiba tudo sobre as categorias de exames

Por dentro do Whitebook: saiba tudo sobre as categorias de exames

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Com mais de 9 mil conteúdos, o Whitebook cobre todos os momentos importantes da jornada do médico. Seja para definir o melhor tratamento de uma doença, fazer uma anamnese, orientar o paciente ou prescrever um medicamento com a dose exata, o aplicativo está sempre apto a auxiliar na tomada de decisão clínica.

Na hora de fechar um diagnóstico, isso não poderia ser diferente. O Whitebook oferece todas as informações necessárias para que o usuário solicite os exames adequados e, assim, tenha condições de confirmar suas hipóteses.

Confira a seguir tudo sobre as três categorias de exames do Whitebook, responsáveis por dar apoio à abordagem diagnóstica.

Categoria Laboratório

Quando precisa solicitar exames laboratoriais, o médico deve recorrer à categoria Laboratório, que contém 360 conteúdos sobre coleta de sangue, urina e outros materiais.

  • Sangue (como Hemoglobina Glicada, Vitamina D);
  • Urina (como Microalbuminúria, Ácido Vanilmandélico);
  • Outros materiais (como BAAR, Calprotectina Fecal).

Em cada um dos conteúdos há informações sobre as indicações dos exames, como fazer sua solicitação, orientações de coleta, valores de referência, possíveis interferentes e limitações, além de causas de alteração.

“Buscamos, com os conteúdos, abordar aspectos clínicos e particularidades analíticas dos exames, auxiliando na interpretação dos resultados”, diz o patologista clínico e responsável pelos tópicos da categoria no Whitebook, Pedro Serrão Morales.

Categoria Exames Complementares

Já em Exames Complementares, o usuário encontra mais de 30 conteúdos para confirmar ou descartar alguma hipótese diagnóstica. A categoria contém exames referentes a sete especialidades médicas:

  • Cardiologia (como Arteriografia Coronariana, MAPA 24 Horas, Ecocardiograma);
  • Endocrinologia (como Teste do GnRH, Teste Oral de Tolerância à Glicose);
  • Gastroenterologia (como Endoscopia, Enteroscopia, Colonoscopia);
  • Ginecologia e Obstetrícia (como Cardiotocografia);
  • Hematologia (como Aspirado e Biópsia de Medula Óssea);
  • Neurologia (como Eletroencefalograma, Doppler Transcraniano);
  • Reumatologia (como Capilaroscopia Periungueal).

Em cada um dos tópicos há informações sobre como solicitar o exame, indicações e contraindicações, preparos necessários, técnicas e características envolvidas, possíveis limitações ou complicações, como interpretar os resultados, entre outras.

Categoria Atlas de Radiologia

Por fim, os exames de imagem, tão importantes para sugerir possíveis diagnósticos, podem ser encontrados no Atlas de Radiologia. A categoria, que traz imagens sobretudo de radiografias, ultrassonografias, tomografias e ressonâncias, está dividida de acordo com as subespecialidades radiológicas. Veja alguns dos mais de 100 tópicos existentes:

  • Abdome (Hérnia Umbilical, Fecaloma, Cisto Ovariano);
  • Cabeça e Pescoço (Mastoidite, Sinusite Aguda);
  • Musculoesquelético (como Doença de Blount, Osteomielite);
  • Neurorradiologia (como AVE Isquêmico, Hematoma Epidural, Cisto Aracnoide);
  • Pediatria (como Sinal da Dupla Bolha, Displasia Congênita do Quadril);
  • Tórax (como Câncer de Pulmão, Embolia Séptica, Derrame Pleural);
  • Vascular (como Aneurisma, Dissecção de Aorta).

“Com o Atlas de Radiologia, o usuário ganha em tempo e praticidade para a tomada de decisão. Além disso, a categoria é um forte aliado para o médico que não é especialista”, explica Elazir Mota, radiologista responsável pelos conteúdos, que trazem descrições das imagens, indicações de exames de escolha e os principais achados para cada tema.

Fique cada vez mais por dentro do Whitebook!

Para manter você informado a respeito dos atributos do aplicativo, o Blog do Whitebook traz artigos sobre casos reais de uso dos nossos conteúdos na rotina médica, como nestes posts em que destacamos as imagens em temas cirúrgicos ou a abrangência da categoria Medicina Interna.

Pensando também em melhorar cada vez mais sua experiência com o app, contamos aqui os destaques das nossas atualizações semanais, novidades sobre features ou categorias médicas, além de campanhas promocionais.

Fique de olho no blog para não perder nenhum detalhe do Whitebook e lembre-se sempre de atualizar seu app para receber em primeira mão os nossos conteúdos atualizados!

Até breve,
Equipe de Conteúdo do Whitebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.