Posição inclinada é melhor que sniff position na intubação pré-hospitalar?

Durante a intubação, o posicionamento do paciente é uma das etapas fundamentais. O objetivo é melhorar a visualização da glote e o tempo de apneia.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Durante a intubação, o posicionamento do paciente é uma das etapas fundamentais. O objetivo é melhorar a visualização da glote (Comarck) e o tempo de apneia. Tradicionalmente, na sequência rápida de intubação, é recomendada a posição olfativa (sniff position), com flexão cervical sobre coxim occipital associada à extensão da cabeça.

Por outro lado, estudos recentes vêm destacando que a posição inclinada (de 30 graus a até sentado!) permite visualização glótica excelente, redução das secreções em via aérea e bom tempo de apneia. Um estudo recente recrutou 4800 pacientes atendidos pelo serviço de ambulância em Seattle, EUA. Foram excluídos trauma e parada cardíaca.

Leia maisA intubação será difícil neste paciente? Descubra!

A população do estudo tinha idade média de 59 anos, 51% de homens, com causas respiratórias como motivo mais frequente para intubação. Foram relatados 59% dos pacientes com Comarck 1, 13% de obesos e 15% com excesso de secreções ou sangue em via aérea. Quase todos os pacientes foram submetidos à sequência rápida de intubação.

O estudo mostrou que a posição inclinada ou sentada permitiu maior taxa de intubação na primeira tentativa quando comparada com a posição supina: 86,3% versus 82,5%. O maior sucesso foi atribuído à melhor visualização (62 vs 59%) e menos secreção (11 vs 18%).

Por isso, considere em suas tentativas de intubação, a posição semi-inclinada ou sentado. Pacientes secretivos, com hemoptise, hematêmese e obesidade mórbida são os que provavelmente mais se beneficiarão dessa iniciativa.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • MURPHY, David L. Inclined position is associated with improved first pass success and laryngoscopic view in prehospital endotracheal intubations. AJEM. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajem.2019.02.038

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags