Leia mais:
Leia mais:
Prevenção de Violência na Primeira Infância – Episódios #01 e #02 [Podcast Papo de Enfermeiro] 
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19

Prevenção do câncer de colo de útero: keypoints da nova diretriz

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O câncer do colo do útero é uma neoplasia maligna, de natureza crônica, com origem em alterações intraepiteliais que podem se transformar em um processo invasor. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 16.340 novos casos de câncer do colo do útero para o ano de 2016, o que representa um aumento de 4,8% em relação a 2014, sendo o terceiro câncer mais incidente, com taxa de incidência estimada em 15,85 por 100 mil mulheres.

Recentemente, a American Society of Clinical Oncology (ASCO) forneceu recomendações baseadas em evidências sobre a prevenção primária do câncer de colo de útero globalmente. A diretriz foi estratificada de acordo com os recursos e destina-se ao complemento, e não substituição de diretrizes locais. O documento traz orientações que variam de acordo com a infraestrutura de cada região.

  • Qual a população alvo das recomendações? Pessoas em risco de infecção por papiloma vírus humano (HPV, do inglês human papiloma virus) e doenças relacionadas.
  • Qual a estratégia ideal para a prevenção primária da infecção para alguns tipos de HPV que causam o câncer do colo do útero? Vacinação. Não há outra estratégia preventiva para este câncer que pode substituir a vacinação.

Algumas recomendações

Para todos os ambientes e independentemente dos recursos:

-> Para meninas de 9 a 14 anos são recomendadas duas doses de vacina contra o HPV, com intervalo de pelo menos 6 meses e possivelmente até 12 a 15 meses entre as doses;
-> Meninas infectadas pelo HIV devem receber três doses.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Para ambientes com mais recursos:

-> Meninas com idade ≥ 15 anos e que receberam a sua primeira dose antes dos 15 anos de idade, podem completar a série de duas doses; Se não foram recebidas doses antes dos 15 anos, devem ser administradas três doses;
-> Em ambos os cenários, a vacinação pode ser realizada até 26 anos de idade.

Para ambientes com recursos limitados:

-> Em caso de recursos suficientes após a vacinação de meninas de 9 a 14 anos, as que receberam uma dose podem realizar uma dose adicional entre os 15 e 26 anos;

Em todos os contextos, exceto o ambiente básico, os meninos podem ser vacinados se pelo menos 50% da população-alvo feminina tiver cobertura contra o HPV, e se tal vacinação for economicamente viável.

Para mais informações sobre a diretriz acesse esse link.

Autora:

Referências:

  • Arrossi S, Temin S, Garland S, Eckert LO, Bhatla N, Castellsagué X, et al. Primary Prevention of Cervical Cancer: American Society of Clinical Oncology Resource-Stratified Guideline. J Glob Oncol [Internet]. 2017;JGO.2016.008151. Available from: https://ascopubs.org/doi/10.1200/JGO.2016.008151
  • Ministério da Saúde (Brasil). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2016. 51 p.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.