Prevenindo o burnout médico: o que funciona?

Estima-se que o burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, afete cerca de metade dos médicos brasileiros.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Estima-se que o burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, afete mais da metade dos médicos brasileiros. Tornou-se tão comum que toda uma literatura acadêmica surgiu para formalizar métodos de avaliação e tratamento. Mas o que realmente funciona?

500x120

Pesquisadores americanos fizeram uma meta-análise desta literatura para esclarecer se as atuais opções de tratamento realmente funcionam. Eles avaliaram mais de 2.500 estudos publicados até o início de 2016. Apenas 52, com cerca de 3.600 residentes e médicos que participaram de intervenções, preencheram critérios metodológicos (15 ensaios randomizados controlados e 37 estudos de coorte).

As intervenções variaram de modificações no emprego (por exemplo, mudanças de programação) à sessões individuais de treinamento em habilidades de gerenciamento e comunicação de estresse.

Veja também: ‘Não deixe o burnout derrubar você’

A meta-análise revelou que a prevalência global de burnout diminuiu significativamente entre os participantes do estudo, de 54% para 44%. Foram também confirmadas alterações significativas na gravidade dos sintomas (por exemplo, despersonalização, exaustão emocional). Nenhuma intervenção específica pareceu mais bem sucedida do que qualquer outra.

A literatura indica que tanto as estratégias focadas individualmente e estruturalmente quanto as organizacionais podem resultar em reduções clinicamente significativas no esgotamento entre os médicos.

250-BANNER3

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • West CP et al. Interventions to prevent and reduce physician burnout: A systematic review and meta-analysis. Lancet 2016 Sep 28; https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31279-X
  • Epstein RM and Privitera MR.Doing something about physician burnout. Lancet 2016 Sep 28; https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31332-0
  • https://www.jwatch.org/na42461/2016/10/25/preventing-physician-burnout-what-works
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags