Procrastinação médica: 5 filmes de sugestão para os acadêmicos de medicina

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa. Você, acadêmico de medicina, vai entrar de férias ou quer aproveitar o tempo livre no feriadão para assistir alguns bons filmes? Aqui vão algumas sugestões: 1- Tempo de despertar: É um drama criado em 1990, baseado em …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Você, acadêmico de medicina, vai entrar de férias ou quer aproveitar o tempo livre no feriadão para assistir alguns bons filmes? Aqui vão algumas sugestões:

1- Tempo de despertar: É um drama criado em 1990, baseado em uma história real, retrata a vida de Oliver Sacks, neurologista e biólogo, que no filme é retratado como Malcolm Sayer (Robin Williams). Ele trabalha de 1917 até o ano de 1928 com pacientes catatônicos que sobreviveram à epidemia de encefalite letárgica após a Primeira Guerra Mundial, e descobre então que determinados estímulos como ouvir uma música familiar, experimentar o toque humano tem efeitos benéficos para os pacientes.

Em 1969, Dr. Marcolm Sayer começa a trabalhar em um hospital no Bronx, em Nova York e descobre que Leonard Lowe (Robert De Niro) consegue se comunicar usando da tábua Ouija. Após assistir uma conferência a respeito do uso da L-Dopa em pacientes com a doença de Parkinson, Dr. Malcolm acredita que essa medicação pode trazer efeitos positivos para seus pacientes em estado catatônico. Ao levar o assunto para o diretor do hospital, Sayer tem que fazer a escolha de medicar apenas um paciente a princípio, e ele escolhe Leonard Lowe (Robert de Niro). O filme traz de maneira muito tocante a reflexão sobre o tempo, o aproveitamento da vida e grandes lições de humanidade.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

2- Quase deuses: Também é um filme baseado em uma história real, foi lançado em 2004 e conta a história de Vivien Thomas, um marceneiro, que tinha economias guardadas em um banco para realizar o sonho de estudar em uma faculdade de medicina, mas devido à grande depressão em 1929, o banco faliu e todas suas economias foram perdidas.

Ele então consegue um emprego como faxineiro de um hospital, lá ele conhece o Dr. Alfred Blalock. Vivien começa então a estudar por conta própria todos os livros de medicina no hospital e Dr. Alfred percebe o seu potencial. Dessa parceria, os dois começam a desenvolver técnicas cirúrgicas revolucionárias. Assim, Vivien Thomas, mesmo sem um diploma, supera as dificuldades do preconceito e torna-se um dos profissionais mais brilhantes e inspiradores.

3- O físico: Conta a história de Rob Cole, durante o século XI, na Inglaterra, época da Idade Média, na qual a Europa vivia uma fase de poucos avanços científicos, devido ao poder da Igreja inquisidora. Ele se torna aprendiz de um barbeiro cirurgião, mas decide ir para a Pérsia, aprender com o sábio Ibn Sina sobre todos os campos da medicina. Para isso se passa por judeu, já que cristãos não eram aceitos na escola.

Mais da AEMED: ‘Estudar medicina, fator de risco para transtornos mentais?’

4- Mãos talentosas: Conta a história de Benjamin Carson, um famoso neurocirurgião pediátrico. Ele veio de uma família humilde, tinha dificuldades na escola, mas com a ajuda de sua mãe se formou no ensino médio com excelentes notas e entrou posteriormente para uma escola médica. Com suas mãos talentosas, realizou várias intervenções cirúrgicas e salvou a vida de muitas crianças. Em 1987, enfrentou um grande desafio, a cirurgia de separação de gêmeos siameses. seu método ficou mundialmente conhecido. Filme emocionante, que mostra superação das adversidades na vida de Carson, e como a humildade, dedicação, estudo e amor de sua mãe, o levou a se realizar pessoal e profissionalmente.

5- Um estranho no ninho: É um clássico do cinema, baseado no livro: “One Flew Over the Cuckoo’s Nest”. Foi escrito por Ken Kesey, que usou suas experiências pessoais da época em que trabalhou no centro psiquiátrico Agnew, em San Jose, Califórnia. A história mostra Randle McMurphy (Jack Nicholson), um homem preguiçoso que finge estar insano para não ter que trabalhar e vai para uma instituição de tratamento para doentes mentais.

McMurphy começa a usar o local então para incentivar os colegas a irem contra a ordem imposta pelas pessoas que lá trabalhavam, questionarem os medicamentos e a forma como eram tratados. Seus atos entretanto, se chocam com o da enfermeira-chefe,  Mildred Ratched (Louise Fletcher), a qual passa a dificultar toda estadia de Randle na instituição. O filme traz a discussão de como a saúde mental era tratada, com abuso no uso de medicações, rígidas normas e castigos.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags