Quais exames devem ser solicitados para homens com irritação do trato urinário?

Embora muito ainda se acredite que esse campo de atuação é reservado apenas aos urologistas, a abordagem dos sintomas urinários no homem pode e deve ser feita (pelo menos inicialmente) pelo generalista.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Embora muito ainda se acredite que esse campo de atuação é reservado apenas aos urologistas, a abordagem dos sintomas urinários no homem pode e deve ser feita (pelo menos inicialmente) pelo generalista. Embora a causa mais comum seja a hiperplasia prostática benigna, é importante estar atento a sinais que apontem diagnósticos diferenciais.

A partir daí, quais exames devem ser solicitados e quando? O NICE possui um guideline que aborda integralmente esse assunto, orientando o médico nas tomadas de decisão.

EAS / urina tipo I – exame mandatório quando a principal suspeita não é a cistite (quadro agudo e com diagnóstico clínico). Hematúria pode sugerir tumor ou cálculo, nitrito pode sugerir infecção, proteinúria pode indicar infecção ou doença glomerular e glicosúria é associada a diabetes. Em pacientes com exame que sugira infecção e quadro arrastado, pensar em infecção crônica da próstata.

Urocultura – podendo ser colhida com o EAS, a urocultura ajuda se a principal hipótese diagnostica for infecciosa.

Infecção do trato urinário: o que você deve fazer na sala de Emergência?

PSA – está indicado em homens com piora progressiva da irritação urinaria (aumento de quatro pontos na escala AUASS), com toque retal anormal ou se essa for uma preocupação do paciente (mais uma vez mostrando a importância da decisão compartilhada).

Creatinina sérica – a avaliação da função renal deve ser feita quando se suspeita que o paciente tem prejuízo da mesma. Essas situações ocorrem principalmente quando há cálculo urinário de repetição, infecções urinárias frequentes ou obstrução da saída urinaria com bexiga palpável associada.

Ultrassonografia do trato urinário – está indicada para pacientes com hematúria, dor, infecções recorrentes, piúria maciça e/ou retenção urinária.

Quando o clínico não consegue identificar a causa e manejá-la, o paciente deve ser encaminhado ao especialista, que pedirá outros exames conforme a investigação diagnóstica.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • The management of lower urinary tract symptoms in men – National Clinical Guideline Centre 2010
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão