Quais são os fatores prognósticos da cirurgia de Latarjet?

Um estudo investigou os fatores que influenciam os resultados funcionais nos pacientes submetidos ao procedimento de Latarjet. 

A cirurgia de Latarjet foi descrita em 1954 para o tratamento da luxação anterior redicivante traumática do ombro e consiste na transferência do processo coracoide com fixação na porção anterior da glenoide. A técnica é extremamente importante no tratamento dessa patologia por apresentar taxas de recidivas menores e melhores resultados funcionais que a cirurgia de Bankart anteriormente descrita. Entretanto, também é verdade que está mais sujeita a complicações como pseudartrose. 

Quanto ao retorno ao esporte, os últimos estudos não mostraram diferença entre as duas técnicas. Foi publicado recentemente na Revista Brasileira de Ortopedia um estudo com o objetivo de investigar os fatores que influenciam os resultados funcionais nos pacientes submetidos ao procedimento de Latarjet. 

dor no ombro

Métodos

O estudo foi retrospectivo em uma coorte de 41 pacientes submetidos à cirurgia de Latarjet por dois cirurgiões de ombro entre 2014 e 2018 em um hospital terciário em Minas Gerais. Foram excluídos pacientes com lesões não-traumáticas, menores de 18 anos, perda óssea menor de 20% e menos de um ano de follow-up. 

Apenas 26 pacientes dos 41 foram elegíveis e completaram todas as etapas do estudo. Foram avaliadas as seguintes escalas: Escala Visual Analógica (EVA), The Western Ontario Shoulder Instability Index (WOSI), e Subjective Shoulder Value (SSV), além dos dados objetivos dos participantes. 

Resultados 

A maioria dos pacientes (84,62%) não apresentou recidiva de luxação, e 92,31% ficaram satisfeitos. Em relação à análise funcional, a avaliação do componente físico (PCF) e a pontuação do compenente mental (PCM) encontrada estava dentro da média de qualidade de vida da população. Os sintomas físicos, pela escala WOSI, apresentaram a melhor porcentagem (8,5%), ao passo que o pior resultado foi observado com relação ao estilo de vida (20%). 

 Na EVA, a dor foi classificada como moderada (3/10) por 15,38% dos pacientes (4/26). Em relação aos esportes, os pacientes que praticavam alguma atividade esportiva apresentaram melhora nos da escala SSV, que teve relação inversa com o número de recidivas. Observe ainda que, quanto menor foi o tempo entre a primeira luxação e a realização da cirurgia, maior foi a satisfação do paciente.

Leia também: Qual é a exposição à radiação nas cirurgias ortopédicas?

Conclusão

Com os resultados encontrados no estudo, foi sugerido que o tratamento precoce da instabilidade anterior pode proporcionar melhores resultados funcionais subjetivos ao paciente.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades