Leia mais:
Leia mais:
5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento
Junho é o mês da visibilidade e representatividade!  [Blog do Nurse]
A felicidade como instrumento de promoção à saúde
Você sabe quais são as nações mais saudáveis do mundo?
Enfermeiros: como conquistar posições de liderança na saúde?

Qual a sua cor? Preto, branco, indígena, pardo ou outros?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Todo mundo em algum momento da vida já precisou responder a essa pergunta. Em um primeiro momento, parece mais uma pergunta sobre questões étnicas e raciais, mas no Brasil se reconhece que, nessa pergunta, você está respondendo sobre um determinante de saúde.

Responder à pergunta do título como preto ou pardo, é afirmar que você que você é semelhante à quase 54% da população brasileira. Significa também, que dentre as pessoas mais ricas do país, menos de 20% e mais de 75% das pessoas mais pobres do país tem mesma raça que você.

Pesquisas mostram que homens e mulheres pretos e pardos tem menos acesso a serviços de saúde, são a maioria dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e são as principais vítimas de violência social e de trânsito.

Somada às diferenças sociais, devemos ressaltar que pessoas pretas e pardas tem maior risco de doença falciforme, diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial sistêmica e deficiência de G6PD.

Pensando em melhorar esses indicadores de saúde e desassociar a questão étnico-racial da pior qualidade de vida e piores indicadores de saúde, foi instituída a Portaria 992/2009 do Ministério da Saúde, que estabelece a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Nessa política, reconhece-se a raça como um determinante de saúde, se combate o racismo estrutural, social e institucional através de iniciativas intersetoriais, combatendo as altas mortalidades materna e infantil da população negra, estruturando a assistência às doenças prevalentes nessa população e combatendo o racismo dentro das unidades de saúde.

Autor:

Referências bibliográficas:

Brasil. Presidência da República. Secretaria-Geral. Plano Juventude Viva: caminhos da política de prevenção à violência contra a juventude negra no Brasil. Brasília, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Temático Saúde da População Negra. Brasília, 2016. (Painel de Indicadores do SUS, v. 7, n. 10).

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. – 3. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2017.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.