Qual é a eficácia da mobilização precoce em crianças em UTIs pediátricas?

O PARK-PICU é um estudo transversal com o objetivo de estabelecer a prevalência e as características da mobilização precoce de crianças nas UTIPs. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A pesquisa Prevalência de Reabilitação Aguda em Crianças de UTI Pediátrica (do inglês Prevalence of Acute Rehab for Kids in the PICU – PARK-PICU) é um estudo transversal internacional conduzido com o objetivo de estabelecer a prevalência e as características da mobilização precoce como parte do tratamento clínico de rotina para crianças graves em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP).

Crianças em UTIP correm o risco de sequelas físicas, neurocognitivas e psicossociais, como resultado de sua doença crítica. Estas complicações têm impacto significativo na recuperação funcional e na qualidade de vida não somente dos pacientes, mas também de suas famílias mesmo após a alta hospitalar. Como resultado, há grande interesse em intervenções de reabilitação aguda em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Atualmente, existem inúmeras evidências que demonstram a segurança, a eficácia e o custo-efetividade da mobilização precoce em adultos em UTI. Abordagens multimodais e interdisciplinares para mobilização estão associadas a diminuição da fraqueza muscular, menor necessidade de sedação, redução de delirium, menor tempo de ventilação mecânica e menor tempo de internação em adultos. No entanto, a evidência em crianças não é clara.

Leia maisDelirium em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica

O objetivo do PARK-PICU é determinar a prevalência, as características demográficas e as barreiras ao tratamento com relação ao envolvimento formal de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nos cuidados com crianças em UTIP, assim como identificar os fatores associados à progressão da mobilização nestes pacientes. Os resultados do estudo irão fornecer informações relevantes para futuros ensaios clínicos de intervenção que avaliam o efeito da mobilização precoce na melhora clínica em curto e em longo prazo em crianças em fase ativa de seu desenvolvimento neurocognitivo.

O estudo PARK-PICU foi iniciado nos Estados Unidos, mas está em expansão para diversas unidades no Canadá, Europa e Austrália. O Brasil também participa deste importante estudo com 27 UTIP brasileiras A primeira fase de coleta de dados ocorreu em 16 de abril de 2019, num período de 24 horas. A segunda fase está prevista para ser realizada após oito semanas, em junho de 2019.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags

uti