Leia mais:
Leia mais:
Qual o melhor acesso cirúrgico para a redução colo do fêmur nas osteossínteses?

Qual o melhor acesso cirúrgico para a redução colo do fêmur nas osteossínteses?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As fraturas do colo do fêmur nos pacientes fisiologicamente jovens podem resultar de mecanismos de lesão de alta energia. São tratadas com fixação cirúrgica buscando redução anatômica que frequentemente requer redução aberta. 

A visualização adequada do colo do fêmur é fundamental ao realizar a redução aberta e fixação interna (RAFI) de uma fratura nesta região. Um recente estudo foi publicado com o intuito de identificar objetivamente qual abordagem cirúrgica proporciona a visualização mais extensa do colo do fêmur durante a RAFI. A hipótese elaborada era que a abordagem de Smith-Petersen com liberação do reto femoral forneceria a visualização mais extensa. 

Existem defensores de diferentes abordagens cirúrgicas disponíveis para o colo do fêmur para RAFI. As abordagens de Smith-Petersen e Hueter permitem a visualização do colo do fêmur, mas ambas requerem uma exposição cirúrgica lateral acessória para a colocação do implante. A abordagem de Watson-Jones é uma abordagem anterolateral, que utiliza o intervalo entre o tensor da fáscia lata e o glúteo médio e permite a colocação do implante pela mesma incisão. 

apendicite

Estudo

Dez quadris de cadáveres foram utilizados para comparar quatro diferentes abordagens cirúrgicas ao colo do fêmur: Smith-Petersen (SP), Smith-Petersen com liberação do reto (SP-LR), Watson-Jones (WJ) e Hueter. Após a exposição cirúrgica, imagens digitais calibradas foram capturadas e analisadas usando um programa de computador para determinar a porcentagem de área visualizada. Três investigadores treinados avaliaram separadamente cada espécime para determinar a visualização clínica e a capacidade do cirurgião para delinear manualmente as localizações anatômicas do colo do fêmur: subcapital, transcervical e basocervical.  

Para visualização percentual calculada, SP e SP-LR permitiram uma visualização significativamente maior (p = 0,003) do que as abordagens Hueter e WJ. Para visualização do cirurgião, SP e SP-LR foram significativamente maiores (p < 0,029) quando comparados a WJ. A capacidade do cirurgião para delinear os marcos anatômicos do colo do fêmur foi significativamente maior (p < 0,049) com as abordagens SP e Hueter em comparação com SP-LR. 

Leia também: Redução aberta e fixação interna ou troca de componente para fraturas de fêmur distal pós ATJ?

O estudo concluiu que o acesso SP e SP-LR forneceram uma visualização superior da anatomia do colo do fêmur em comparação com as abordagens Hueter e WJ. Da mesma forma, a abordagem SP permitiu a visualização ideal do cirurgião e acesso a pontos de referência anatômicos clinicamente relevantes do colo do fêmur em comparação com outras abordagens avaliadas. 

Referências bibliográficas:

  • Singh K, Weitlich JD, Zitsch BP, Schweser KM, Cook JL, Crist BD. Which surgical approach provides maximum visualization and access for open reduction and internal fixation (ORIF) of femoral neck fractures? Injury. 2022 Mar. doi: 10.1016/j.injury.2021.11.023. Epub 2021 Nov 13. PMID: 34809924.

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.