Leia mais:
Leia mais:
Caso clínico: um importante diagnóstico diferencial das paralisias flácidas
Pesquisadores acreditam que podem neutralizar vírus do resfriado comum e de certas paralisias

Qual o melhor método para diagnosticar a paralisia cerebral precocemente?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Quais são as avaliações mais precisas para diagnosticar a paralisia cerebral precocemente? É o que responde uma revisão sistemática publicada no último mês no JAMA Pediatrics.

Para esse estudo, pesquisadores analisaram a literatura através das bases do MEDLINE (1956-2016), EMBASE (1980-2016), CINAHL (1983-2016) e Cochrane Library (1988-2016). O estudo incluiu análises sistemáticas com ou sem meta-análises, critérios de precisão diagnóstica e diretrizes clínicas baseadas em evidências.

Seis revisões sistemáticas e duas diretrizes clínicas baseadas em evidências preencheram os critérios de inclusão.

Conclusões

– Em lactentes, os sinais e sintomas clínicos da paralisia cerebral emergem e evoluem antes dos 2 anos de idade; portanto, uma combinação de ferramentas padronizadas deve ser usada para prever o risco em conjunto com a história clínica.

– Antes da idade corrigida de 5 meses, as ferramentas mais preditivas para detectar riscos são a ressonância magnética por idade do termo (86% – 89% de sensibilidade), o método de Prechtl para avaliação qualitativa dos movimentos gerais (98% de sensibilidade) e o exame neurológico infantil de Hammersmith (90% de sensibilidade).

– Após 5 meses de idade corrigida, as ferramentas mais preditivas para detectar riscos são a ressonância magnética (86% – 89% de sensibilidade), o exame neurológico infantil de Hammersmith (90% de sensibilidade) e a avaliação do desenvolvimento de jovens crianças DYAC (índice de C de 83%).

– A topografia e a gravidade da paralisia cerebral são mais difíceis de verificar na infância, e a ressonância magnética e o exame neurológico infantil de Hammersmith podem ser úteis na assistência às decisões clínicas.

– Em países de alta renda, 2 em cada 3 indivíduos com paralisia cerebral conseguirão caminhar, 3 em 4 conversar e 1 em 2 terá inteligência normal.

Segundo os pesquisadores, o diagnóstico precoce da paralisia cerebral começa com uma história médica e envolve o uso de neuroimagem e avaliações neurológicas e motoras padronizadas que indicam achados anormais congruentes. Médicos devem entender a importância de encaminhamento rápido para a intervenção precoce específica para prevenir complicações secundárias e aumentar o bem-estar dos pacientes.

Veja também: ‘Manejo da sialorreia em pacientes neurológicos’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Novak I, Morgan C, Adde L, Blackman J, Boyd RN, Brunstrom-Hernandez J, Cioni G, Damiano D, Darrah J, Eliasson A, de Vries LS, Einspieler C, Fahey M, Fehlings D, Ferriero DM, Fetters L, Fiori S, Forssberg H, Gordon AM, Greaves S, Guzzetta A, Hadders-Algra M, Harbourne R, Kakooza-Mwesige A, Karlsson P, Krumlinde-Sundholm L, Latal B, Loughran-Fowlds A, Maitre N, McIntyre S, Noritz G, Pennington L, Romeo DM, Shepherd R, Spittle AJ, Thornton M, Valentine J, Walker K, White R, Badawi N. Early, Accurate Diagnosis and Early Intervention in Cerebral PalsyAdvances in Diagnosis and Treatment. JAMA Pediatr. 2017;171(9):897–907. doi:10.1001/jamapediatrics.2017.1689
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Patricia Cavalcanti

    Excelente leitura. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar