Qual o melhor tratamento para a capsulite adesiva?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A capsulite adesiva, também conhecida como ombro congelado, se manifesta com perda progressiva de arco de movimento ativo e passivo da articulação gleno-umeral associada à dor e radiografias sem alterações. Classicamente, passa por 3 estágios: dor ( estágio 1; 2 a 9 meses), rigidez (estágio 2; 4 a 12 meses) e recuperação (estágio 3; 5 a 24 meses).

Quanto ao tratamento, há uma gama de abordagens conservadoras e invasivas para manejo da patologia. Uma revisão sistemática foi publicada no Journal of American Medical Association (JAMA) com o objetivo de guiar a prática clínica nos cuidados primários e secundários.

Leia também: Dor no ombro após cirurgia de vesícula: foi a posição?

Qual o melhor tratamento para a capsulite adesiva

O estudo

Foram incluídos na metanálise 34 estudos randomizados de qualquer espécie que compararam 2 ou mais modalidades de tratamento para ombro congelado em pacientes acima de 18 anos. Compreenderam um total de 2402 pacientes com sintomas durando de 1 mês a 7 anos e follow-up de 1 semana a 2 anos. Foi realizada uma análise pareada da eficácia entre diferentes intervenções a curto prazo ( precoce – 2 a 6 semanas; tardia – 8 a 12 semanas) e médio prazo ( 4 a 6 meses), além de uma metanálise em rede.

Apesar de uma série de resultados demonstrando diferenças significativas nas análises pareadas, apenas a administração de corticoide intra-articular foi associada a superioridade estatística e clínica comparando com outras intervenções a curto prazo para dor (vs sem tratamento específico ou placebo – diferença média  DM, -1,0 escala analógica visual [EAV]; IC 95%, -1,5 to -0,5 EAV; P < .001; vs fisioterapia: DM, -1,1 EAV; IC 95%, -1,7 a -0,5 EAV ;P < .001) e função (vs sem tratamento específico ou placebo: diferença média padrão DMP, 0,6; IC 95%, 0,3 a 0,9; P < 0,001; vs fisioterapia: DMP 0,5; IC 95%, 0,2 a 0,7; P < 0,001).

Saiba mais: Dor no ombro e síndrome do manguito rotador

Quando realizada a metanálise em rede, demonstrou-se que a adição de um programa domiciliar de exercícios simples e alongamentos e fisioterapia ao corticosteroide intra-articular pode estar associada a benefícios extras a médio prazo (dor para corticoesteroide intra-articular com exercícios domiciliares vs sem tratamento específico ou placebo: DM, -1,4 EAV; IC ; 95%, -1,8 a  -1,1 EAV; P < .001).

Conclusões

É uma limitação importante do estudo o fato de não terem sido levados em consideração as diferentes fases da doença.

Percebeu-se que em pacientes com diagnóstico de ombro congelado com menos de 1 ano de evolução, o uso de corticoesteroides intra-articular está relacionado com melhores resultados, maximizados por um programa de exercícios domiciliar.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Challoumas D, Biddle M, McLean M, Millar NL. Comparison of Treatments for Frozen Shoulder: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Netw Open. 2020;3(12):e2029581. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2020.29581.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.