Qual o perfil epidemiológico de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho?

A artroplastia total de joelho é opção de tratamento para pacientes portadores de osteoartrose. Saiba mais no Portal PEBMED.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A artroplastia total de joelho é opção de tratamento para pacientes portadores de osteoartrose quando não há sucesso do tratamento conservador. É uma cirurgia de grande porte, geralmente realizada em pacientes idosos e com outras comorbidades. Além disso, o número de procedimentos realizados no Brasil vem crescendo exponencialmente. 

Entretanto, nosso país apresenta um grande déficit de assistência para esse tipo de artroplastia (procedimentos complexos e de alto custo) e antecipar possíveis fatores que levariam a complicações e piores resultados funcionais podem contribuir para melhor controle dos gastos e melhor seleção dos pacientes. Foi publicado recentemente na Revista Brasileira de Ortopedia – RBO um estudo com o objetivo de definir o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a artroplastia total de joelho e suas comorbidades associadas.

artroplastia

O estudo

Foram prospectivamente avaliados 294 pacientes coletando-se dados de comorbidades por entrevista direta. Além disso, foi calculado o índice funcional de comorbidades (ICF), o índice modificado de cinco fatores de fragilidade (5-Factor Modified Frailty (mFI-5), IMC e grau radiográfico da osteoartrose pela classificação de Ahlback modificada por Keyes. 

A amostra foi composta de 203 (69%) pacientes do sexo feminino e 91 (31%) do sexo masculino, havendo diferença na distribuição em relação ao sexo (p = 0,000) e a idade dos pacientes variou entre 40 e 86 anos (média de 68,3 para homens e 69,4 para mulheres). O índice de massa corporal (IMC) variou de 17,3 kg/m2 a 44,1 kg/m2, com média de 30 kg/m2, desvio padrão de 4,9 kg/m2 e distribuição normal em ambos os grupos.  

A hipertensão arterial sistêmica foi a patologia mais comum, seguida de obesidade e diabetes mellitus. O ICF apresentou uma relação direta com sexo feminino (p = 0,038) e a obesidade (p < 0,001). O mFI-5 apresentou relação somente com a obesidade (p = 0,022), e demonstrou uma chance maior de complicações nesse grupo.

Leia também: O tratamento cirúrgico das lesões meniscais degenerativas afeta a evolução da osteoartrite do joelho?

Conclusão

Os pacientes submetidos à artroplastia total de joelho possuem, em sua maioria, uma série de comorbidades associadas que podem influenciar negativamente os resultados  e elevar índices de complicações das cirurgias. É importante um acompanhamento clínico para diagnóstico e controle dessas comorbidades para melhora das taxas de sucesso e redução de gasto desnecessário em saúde pública.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Loures, Fabrício & Góes, Rogério & Gusmão, Caio & Albuquerque, Rodrigo & Labronici, Pedro. (2021). Perfil epidemiológico e clínico dos pacientes submetidos a artroplastia total do joelho. Revista Brasileira de Ortopedia. 57. 10.1055/s-0041-1724080.