Quando o paciente está realmente recuperado da depressão?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Quando é o momento certo de afirmar que seu paciente está 100% recuperado de um episódio de depressão? Apesar das recentes orientações em tratar o doente até a “remissão”, não está claro o quanto de melhoria constitui recuperação total. Para esclarecer de vez essa questão, pesquisadores analisaram mais de 30 anos de dados sobre pacientes “livres” da doença.

500x120-amarelo

Para o estudo, foram analisados os dados de 197 pacientes totalmente assintomáticos durante 8 semanas, e 125 com sintomas residuais leves. Estes, levaram menos tempo para recaídas do que os pacientes assintomáticos (32 vs 135 semanas), tiveram depressões subsequentes mais longas e mais severas, e funcionamento psicossocial mais pobre a longo prazo, apesar do tratamento ser igual.

Veja também: ‘Depressão nos idosos. Como identificar?’

Os resultados mostraram que pacientes com sintomas residuais leves tinham mais risco de recidiva precoce. Por isso, os pesquisadores alertaram os médicos para a importância de analisar as diferenças entre os pacientes totalmente recuperados e os que ainda tem sintomas leves.

Indivíduos com sintomas leves devem continuar sendo tratados, mesmo se eles mostrarem uma grande melhoria.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-1

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar