Quer ganhar pelo menos 10 anos de vida? Adote 5 hábitos

A Dra Yanping Li e col publicaram um estudo muito interessante na edição de abril do Circulation. Veja aqui os cinco “mandamentos” para prolongar a vida identificado pelos autores.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Dra Yanping Li e col publicaram um estudo muito interessante na edição de abril do Circulation. Os cinco “mandamentos” para prolongar a vida identificado pelos autores foram:

1. Não fumar;
2. Manter um IMC entre 18.5 e 24.9 kg/m2;
3. No mínimo 30 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade;
4. Dieta de alta qualidade (TOP 40%);
5. Ingestão alcoólica moderada: 1 ou 2 taças de vinho/dia para mulheres e homens, respectivamente.

Analisando estatisticamente os dados citados, Dra Li chegou a estimativa que para cada um dos itens adotados ganha-se 2 a 3 anos de vida. Estas cinco qualidades só foram detectadas em 5% da população americana. Estes atributos reduziram a mortalidade cardiovascular e por câncer em 82% e 65%, respectivamente.

Informações epidemiológicas recentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que as doenças cardiovasculares geraram no Brasil em 2016, 349.938 mortes e estão em ascensão. Além disto, entre 2004 e 2014 ocorrem aproximadamente 1 milhão de mortes por doenças isquêmicas miocárdicas e por acidente vascular cerebral – praticamente um empate técnico, pois ambas, dividem fatores de risco extremamente similares.

A doença cardiovascular deverá aumentar a incapacidade ajustada para anos de vida (DALYs) de 85 milhões de pacientes para 150 milhões no mundo todo até 2020, levando a uma notável queda da produtividade global. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que:

  • As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.
  • Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Sob a liderança da OMS, os 194 Estados-Membros concordaram em 2013 sobre mecanismos globais para reduzir a carga evitável de doenças não transmissíveis, incluindo o “Global action plan for the prevention and control of NCDs 2013-2020”. Esse plano visa reduzir o número de mortes prematuras por esse motivo em 25% até 2025 por meio de nove metas globais voluntárias. Duas dessas metas se concentram diretamente na prevenção e controle de doenças cardiovasculares.

Importante frisarmos um exemplo de dieta saudável preconizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia:

1. Ingerir frutas, nozes, grãos, vegetais, verduras;
2. Limitar ingestão de ácidos graxos para < 10% das calorias, substituindo-os por ácidos graxos insaturados (PUFA);
3. Óleos vegetais ricos em PUFA – óleo extra virgem, por exemplo;
4. Limitar ingestão de grãos refinados (açúcar, por exemplo);
5. Consuma 1 a 2 porções de peixe por semana;
6. Não consumir carne processada;
7. Evite refrigerantes e similares;
8. Ingestão de sódio máxima de 5 g/dia.

A prevenção de doenças cardiovasculares, incluindo infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, dependem da conscientização dos profissionais de saúde e de seus pacientes. Sem mantermos, adotarmos e preconizarmos um Estilo de Vida Saudável, intuitivamente ou por mandamentos, estaremos fadados a preencher dados estatísticos que só fazem crescer negativamente. A “porta estreita” nos leva a viver mais e com saúde.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags