Leia mais:
Leia mais:
Falta de sono e alimentação inadequada aumenta gordura visceral abdominal?
Quantas horas de sono são suficientes?
Estudo sugere rotina de sono para as crianças
IMC mais alto pode ter relação com variação e duração do sono?
Qual a relação da hipertensão arterial com o sono? [podcast]

Quiz: A qualidade do sono do trabalhador

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estudos mostram que muitos trabalhadores sofrem com distúrbios do sono. Trabalhadores que cumprem escalas noturnas contrariando o ciclo circadiano, o descanso adequado e uma rotina de sono saudável, estabelecem a diminuição da qualidade de vida. O comportamento, muitas vezes imposto pelo processo de trabalho, faz com que os profissionais tenham queixas de sono com implicações significativas na vida pessoal e profissional.

I – A diminuição do tempo de sono modula o ciclo sono-vigília e pode alterar o comportamento alimentar provocando ganho de peso ponderal, dificuldade de concentração, disfunção sexual, ansiedade e sintomas depressivos;

II – O sono é primordial para recuperação e restauração energética do corpo, além de consolidar aprendizados, aumento da defesa imunológica e eliminar radicais livres. A privação do sono, diminuição ou fragmentação causa diversos impactos negativos à saúde física, mental e qualidade de vida dos trabalhadores.

III – O trabalho noturno influencia a vida do profissional. Considera-se que o trabalho noturno leva alterações psíquicas, cardiovasculares, gastrointestinais, assim como diversas outras alterações. No entanto, não altera a vida social, familiar, não podendo ser compreendida como uma vulnerabilidade.

IV – Os padrões de sono não mudam de acordo com as características e preferências dos indivíduos: idade, gênero, ocupação, predisposição para cochilos, cronotipo, entre outros.

sono

Quiz

Quiz PEBMED

Autores:

  • Brenda Almeida. Doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz-RJ), Mestre em Enfermagem (UFES), Especialista em Enfermagem do trabalho (Uninter) e Preceptoria no SUS (IEP Sírio Libanês).
  • Rafael Polakiewicz. Doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF), Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF) e Especialista em Atenção Psicossocial.

Veja alguns quizzes em enfermagem:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.