Leia mais:
Leia mais:
PRORROGADA – Med Friday – A Black Friday do Whitebook
Enfermagem: piso salarial nacional é aprovado por unanimidade no Senado segue para a Câmara
Milvexian, um novo anticoagulante
Tromboprofilaxia com enoxaparina é segura em pacientes pediátricos com retocolite ulcerativa?
O cuidado dos profissionais de enfermagem com as mulheres em situação de violência
Ômicron: a nova variante de preocupação do SARS-CoV-2

Radiação no CTI: estamos atentos a esta exposição?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os pacientes em terapia intensiva são frequentemente submetidos a múltiplos estudos radiológicos. Na literatura médica, são indiscutíveis os efeitos nocivos da exposição à radiação. Devemos nos preocupar com a dose de radiação que o paciente recebe em episódios isolados de internação? Recentemente, foi publicado um estudo observacional retrospectivo na revista CHEST, que avaliava a intensidade de exposição dos pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva.

Nesse estudo, foi calculada a dose cumulativa efetiva (DCE) de radiação em um episódio único de internação em CTI. A hipótese inicial era de que pacientes com escores elevados de gravidade (APACHE 3) receberiam doses maiores de radiação. Além disso, foram avaliadas variáveis preditoras de exposição a radiação maior que 50mSv (dose ocupacional limite nos Estados Unidos) e maior ou igual a 100 mSv (limite cumulativo em 5 anos).

Foram incluídas nos estudo todas as admissões de adultos (n = 4.155) no CTI entre janeiro/2013 e dezembro/2013. Nos resultados, foi visto que 3% das admissões (n = 131) acumularam DCE ≥ 50mSv; 1% (n = 47) apresentou DCE ≥ 100 mSv. Foram preditores de maior DCE: maior escore APACHE 3, maior tempo de permanência no CTI, sepse, distúrbios gastrintestinais e sangramento.

O estudo concluiu que os pacientes no CTI são expostos a doses de radiação substanciais, excedendo limites ocupacionais anuais federais e, em um subconjunto selecionado, excede > 100 mSv.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Em um outro estudo feito com profissionais da saúde, 79% dos médicos subestimaram incorretamente a contribuição dos testes nucleares e radiológicos na exposição média de um indivíduo, ao responderem um questionário. A ausência de níveis de notificação, orientações, medidas regulamentares de segurança e limites máximos de dose de radiação, por episódio de cuidado, provavelmente refletem e contribuem para a falta de noção do médico a respeito dos riscos de excesso de exposição dos pacientes.

Embora os pesquisadores não tenham avaliado ou previsto os potenciais efeitos adversos a longo prazo da exposição à radiação, recomenda-se o uso criterioso de recursos radiológicos. Algumas propostas interessantes para ajudar o médico a avaliar o custo-benefício dos exames são: monitoramento proativo de DCE com exibição em tempo real e ferramentas para monitorar a exposição prospectivamente por episódio de atendimento clínico.

LEIA MAIS: Exposição à radiação diagnóstica aumenta o risco de câncer de tireoide?

Autora:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.