O raquitismo decorre do defeito na mineralização da matriz osteoide da placa de crescimento. Como consequência, resulta em deformidade óssea e retardo estatural.
Leia mais: Vulvovaginites inespecíficas em meninas pré-púberes
Ao suspeitar de tal condição, devemos solicitar dosagem de paratormônio (PTH), cálcio e fósforo séricos, sendo improvável o diagnóstico caso todos esses valores estejam normais. Com base nos resultados, podemos classificar o raquitismo da seguinte forma:
- PTH elevado, fósforo normal ou baixo, e cálcio normal ou baixo: raquitismo hipocalcêmico;
- PTH normal ou levemente aumentado, fósforo baixo e cálcio normal: raquitismo hipofosfatêmico;
- PTH normal, fósforo normal e cálcio normal: doença inicial ou transitória, hipofosfatasia (fosfatase alcalina baixa) ou doença primária do osso.
Ademais, devemos investigar problemas como má ingesta, má absorção e/ou aumento da excreção de cálcio, fosfato ou vitamina D.
No que concerne à clínica, as crianças podem se queixar de dificuldade para andar, dores osteoarticulares e fraqueza muscular proximal. Ao exame físico, podem ser observados os seguintes achados: proeminência frontal, encurvamento dos ossos longos, punhos e tornozelos largos, atraso na dentição e no fechamento da fontanela anterior.
Fisiopatologia
É causada por deficiência de vitamina D na sua forma ativa (1,25-di-hidroxivitamina D3),osteocondrodisplasias (defeitos primários da mineralização) ou por alteração do balanço cálcio-fósforo-paratormônio (PTH).
Uma vez que a cartilagem de crescimento continua crescendo, mas ocorre inadequada mineralização, a placa de crescimento engrossa com o aumento de sua circunferência e da metáfise refletida em punhos e tornozelos largos. Os ossos ficam amolecidos e, quando submetidos à tração muscular ou ao carregar peso, podem se encurvar.
Diagnóstico Diferencial
- Osteogênese imperfeita;
- Hipofosfatasia;
- Insuficiência renal;
- Hipoparatireoidismo primário;
- Doença hepática;
- Hiperfosfatasemia transitória;
- Escorbuto;
- Doença de Blount;
- Displasias ósseas.
Veja também: Tromboembolismo pulmonar na pediatria
Quer saber mais sobre raquitismo? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Condutas Pediátricas Doenças Endócrinas Raquitismo.