Leia mais:
Leia mais:
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Dia Mundial do Câncer: como está palavra conversa com você
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos

Rastreamento do Câncer de Mama

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Sendo uma doença de grande incidência e prevalência no nosso país é necessário mantermos atualizados quando o assunto é rastreamento do câncer de mama.

Uma doença de grande incidência no país, é necessário nos mantermos atualizados quando o assunto é rastreamento de câncer de mama.

Mamografia de rastreamento

Exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama. A recomendação é de solicitar para a paciente na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.

A mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa, pois apresentam mamas com mais tecido adiposo, devida à lipossubstituição fisiológica. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos e também de falsos-positivos, o que gera exposição desnecessária à radiação e a necessidade de realização de mais exames.

Sendo assim, a paciente com menos de 40 anos, ou antes da menopausa, deve realizar ultrassonografia de mamas quando necessário.  O Ministério da Saúde recomenda contra o rastreamento com mamografia em mulheres com menos de 50 anos. As principais diretrizes e programas de rastreamento do mundo também não recomendam o rastreamento de mulheres abaixo dessa idade.

Atualmente não se recomenda o autoexame das mamas como técnica a ser ensinada às mulheres para rastreamento do câncer de mama. Diversos estudos sobre o tema demonstraram baixa efetividade dessa prática, que já foi muito difundida em nosso país. Porém, devemos encorajar as mulheres a conhecerem seu corpo e reconhecerem alterações suspeitas para procurarem ajuda em um serviço de saúde o mais cedo possível.

As estratégias para redução da mortalidade por câncer de mama no Brasil envolvem não apenas o acesso à mamografia de rastreamento, mas também o controle de fatores de risco conhecidos, além da estruturação da rede assistencial (Rede Hebe Camargo) para a rápida e oportuna investigação diagnóstica e acesso ao tratamento de excelência.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.