Recomendações da AAP: palivizumabe para quadros respiratórios virais em crianças

Conheça novas orientações sobre o uso de palivizumabe para crianças com alto risco de complicações pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

Diante de um aumento de infecções respiratórias entre crianças nos Estados Unidos, a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics – AAP) divulgou, recentemente, orientações provisórias sobre profilaxia com palivizumabe para crianças com alto risco de complicações pelo vírus sincicial respiratório (VSR) durante a temporada 2022-2023. 

O VSR causa epidemias anuais de doenças respiratórias agudas em crianças, variando de infecções leves do trato respiratório superior a doenças graves do trato respiratório inferior, incluindo bronquiolite ou pneumonia. A doença grave por VSR ocorre, principalmente, em lactentes com menos de seis meses de vida durante o outono e o inverno. 

Leia também: Cafeína na infância: cuidados e recomendações

Nos Estados Unidos, as infecções por VSR começam, em geral, no final do outono, se estendendo até a primavera. O pico de atividade do vírus acontece, de modo geral, no início de fevereiro. No entanto, pode haver variação regional. Com a instituição de medidas de isolamento contra a Covid-19 em março de 2020, o número de infecções pelo VSR reduziu consideravelmente em todo o território americano.

De acordo com a AAP, as interações entre o SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios também podem ter alterado a epidemiologia do VSR, cuja atividade permaneceu muito baixa durante a tradicional temporada de outono-inverno 2020-2021. No entanto, a atividade do VSR começou a aumentar na primavera de 2021, havendo números variáveis ​​de casos em diferentes regiões dos Estados Unidos e continuando na primavera, verão e outono. A AAP destaca que essa atividade “intersazonal” foi um desvio marcante da epidemiologia típica do vírus e não foi seguida por uma segunda onda de aumento da sua circulação no inverno 2021-2022.  

Monitoramento

Recentemente, em meados de novembro de 2022, houve um aumento na atividade do VSR em todas as regiões dos Estados Unidos, com um número significativo de hospitalizações e doenças. A atividade do VSR é monitorada, no país, pelos Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em colaboração com departamentos de saúde estaduais e municipais e laboratórios comerciais e clínicos – os dados estão disponíveis no Sistema Nacional de Vigilância de Vírus Respiratório e Entérico (National Respiratory and Enteric Virus Surveillance System – NREVSS).

As recomendações são publicadas para determinar o momento do início e o final da atividade sazonal do VSR com base nos níveis de detecção viral e variam dependendo do teste de antígeno ou molecular usado para vigilância. 

Nas orientações atualizadas sobre VSR, a AAP apoia o fornecimento de palivizumabe em lactentes elegíveis com mais de cinco doses consecutivas em regiões com circulação ampla e intensa do agente viral. De acordo com a AAP, o palivizumabe pode ser administrado em bebês elegíveis durante a temporada 2022-2023 do VSR, que começou mais cedo e persistiu por mais tempo do que nos anos anteriores. Essas recomendações serão atualizadas conforme a necessidade. Outras formas de prevenir o VSR incluem manter os bebês longe de aglomerações, pessoas doentes e fumantes passivos, bem como a lavagem adequada das mãos. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Updated Guidance: Use of Palivizumab Prophylaxis to Prevent Hospitalization From Severe Respiratory Syncytial Virus Infection During the 2022-2023 RSV Season. 2022. Disponível em: Updated Guidance: Use of Palivizumab Prophylaxis to Prevent Hospitalization From Severe Respiratory Syncytial Virus Infection During the 2022-2023 RSV Season (aap.org) Acesso em: 20/11/2022

Especialidades

Tags