Relação entre infecção por H. pylori e genes de recombinação homóloga

Estudo avaliou a ligação entre variantes genéticas associadas ao câncer e o risco de câncer gástrico e o efeito combinado dessas variantes e a infecção por H. pylori.

O Helicobacter pylori é considerado um carcinógeno do grupo I, sendo fator de risco conhecido para câncer gástrico, sendo a taxa de incidência global de câncer atribuível à infecção por H. pylori mais elevada no leste asiático, atingindo 17,6 casos por 100 mil pessoas-ano.  Estratégias de diagnóstico e erradicação de H. pylori individualizadas são recomendadas no controle do câncer gástrico.

Outro fator importante na prevenção do câncer gástrico é a avaliação de variações genéticas, como o gene CDH1, associado ao risco de câncer gástrico difuso hereditário. Recentemente foi descoberto que variantes BRCA1 e BRCA2 nos genes de recombinação homóloga 7 também estão associados ao aumento dessa neoplasia.

Já foi demonstrado previamente que a erradicação do H. pylori reduz a incidência de câncer gástrico, mesmo em pessoas com história familiar de primeiro grau desse câncer. Todavia, ainda não estava clara a relação gene-ambiente, visto que familiares compartilham ambos os fatores.

A NEJM recentemente publicou um estudo avaliando a associação entre variantes genéticas associadas ao câncer e o risco de câncer gástrico e, em seguida, avaliaram o efeito combinado dessas variantes e o status de infecção por H. pylori.

Relação entre infecção por H. pylori e genes de recombinação homóloga

Métodos do estudo sobre variações genéticas e H. pylori

  • Avaliação entre variações genéticas patogênicas em 27 genes associados ao risco de câncer gástrico em uma amostra de 10.426 pacientes com câncer gástrico e 38.153 controles, obtidos através de dados de uma coorte do BioBank Japan.
  • Avaliação do efeito combinado das variações genétricas de risco e a infecção pelo pylori no risco cumulativo de câncer gástrico, calculado em 1.433 pacientes com câncer gástrico e 5.997 controles do Programa de Pesquisa Epidemiológica Hospitalar do Aichi Cancer Center (HERPACC).

Leia também: Micrometástase e células tumorais isoladas no câncer gástrico

Resultados

Na coorte do BioBank Japan, a idade média foi 69 anos entre os pacientes com câncer gástrico e 64 anos no grupo controle. Já entre os pacientes do HERPACC, a média de idade foi 62 anos entre os pacientes com câncer gástrico e 55 anos entre os controles. A maioria dos pacientes foi do sexo masculino.

As variantes patogênicas associadas ao risco de câncer gástrico foram identificadas em nove genes (APC, ATM, BRCA1, BRCA2, CDH1, MLH1, MSH2, MSH6 e PALB2). Além disso, foi possível observar uma interação entre infecção por H. pylori e essas variantes  de recombinação homóloga com relação ao risco de câncer gástrico na amostra de HERPACC, levando a aumento de risco relativo devido à essa combinação de fatores (Aumento de risco relativo 16,01; IC 95% 2,22 para 29,81; P=0,02).

Além disso, em pacientes mais idosos (acima de 85 anos de idade), foi observado maior risco cumulativo de câncer gástrico em pessoas com variações genéticas concomitante à infecção por H pylori do que em pessoas apenas com variações genéticas (RR 45,5% [IC 95% 20,7 a 62,6] vs. 14,4% [IC 95% 12,2 a 16,6]).

Saiba mais: Erradicação de H. pylori reduz hemorragia digestiva ulcerosa em usuários de AAS?

Mensagens práticas sobre risco de câncer e H. pylori

O presente estudo concluiu que pessoas com variações genéticas patogênicas apresentam maior risco de câncer gástrico na concomitância de infecção por H. pylori.

Todavia, esse estudo apresenta limitações, como:

  • Trata-se de estudo retrospectivo;
  • A análise genética avaliou apenas variantes de nucleotídeos, não incluindo alterações genéticas menores;
  • O estudo foi realizado apenas com dados do leste asiático.

É importante ressaltar que na prática clínica devemos testar e tratar o H. pylori nos familiares de 1º grau de pacientes com câncer gástrico, além de quando possível, encaminhá-los para avaliação com oncogeneticista.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Usui Y, Taniyama Y, Endo M, Koyanagi YN, Kasugai Y, Oze I, Ito H, Imoto I, Tanaka T, Tajika M, Niwa Y, Iwasaki Y, Aoi T, Hakozaki N, Takata S, Suzuki K, Terao C, Hatakeyama M, Hirata M, Sugano K, Yoshida T, Kamatani Y, Nakagawa H, Matsuda K, Murakami Y, Spurdle AB, Matsuo K, Momozawa Y. Helicobacter pylori, Homologous-Recombination Genes, and Gastric Cancer. N Engl J Med. 2023 Mar 30;388(13):1181-1190. DOI: 10.1056/NEJMoa2211807
  • de Martel C, Georges D, Bray F, Ferlay J, Clifford GM. Global burden of cancer attributable to infections in 2018: a worldwide incidence analysis. Lancet Glob Health. 2020;8(2):e180-e190. DOI: 10.1016/S2214-109X(19)30488-7
  • Choi IJ, Kim CG, Lee JY, et al. Family history of gastric cancer and Helicobacter pylori treatment. N Engl J Med. 2020;382:427-436. DOI: 10.1056/NEJMoa1909666