Leia mais:
Leia mais:
Inibidor de transglutaminase 2 pode ser um tratamento eficaz para doença celíaca?
Dietas: qual tem mais mortalidade por doenças cardiovasculares?
Dieta no perioperatório: o uso de chicletes é recomendável em cirurgias colônicas?
A introdução precoce de glúten na dieta pode reduzir a prevalência de doença celíaca
Recomendações sobre dieta e atividade física para prevenção de câncer

Relatório oficial sobre a dieta glúten free não garante eficácia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER5

Com o aumento de pessoas interessadas em uma vida fitness, se tornou muito comum a divulgação de novas dietas e métodos para emagrecer. A moda da vez são os alimentos sem glúten (dieta gluten free), que está dividindo a opinião de especialistas.

Caracterizada pela total exclusão do gluten da alimentação, a dieta vem causando polêmica entre os nutricionistas, que veem suas desvantagens e perigos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) divulgou um posicionamento oficial sobre o assunto afirmando que não há evidência que comprove a eficácia da dieta.  Veja abaixo os principais pontos:

1. Não há evidência suficiente para assumir que os indivíduos saudáveis experimentariam quaisquer benefícios do consumo de uma dieta sem glúten (GF).

2. Estudos recentes sugerem que a sensibilidade ao glúten pode ser confundida com a sensibilidade à baixa fermentação e má absorção dos hidratos de carbono de cadeia curta, conhecidos como – óligo, di, monossacarídeos e polióis fermentáveis, FODMAPs.

3. Dados epidemiológicos sustentam que pessoas com doença celíaca (CD) e excesso de peso não apresentam perda de peso sob uma dieta sem glúten (GF).

500x120-CIRURGIA

4. Dados experimentais recentes mostraram possíveis efeitos deletérios da dieta sem glúten (GF) sobre a microbiota intestinal em indivíduos saudáveis.

5. As dietas sem glúten (GF) podem ser saudáveis para a população em geral, desde que a retirada dos alimentos processados sem glúten (GF na sigla em inglês) seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais, e de hortaliças de baixa densidade energética.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar