Residência em uma instituição pública ou privada? Qual escolher?

A residência ou pós-graduação são os únicos caminhos a serem percorridos pelo médico para alcançar a desejada especialização e assim poder trabalhar na área que mais o agrada.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A residência médica ou pós-graduação são os únicos caminhos a serem percorridos pelo médico para alcançar a desejada especialização e assim poder trabalhar na área que mais o agrada.

Nos últimos anos os hospitais públicos, inclusive os universitários, têm sofrido com a escassez de dinheiro e o descaso das autoridades, fato esse que afetou direta e indiretamente a residência fazendo com que muitos de nós fossemos obrigados a procurar o âmbito privado para garantir uma especialização de qualidade.

Sabemos que além do academicismo nato dos hospitais universitários, os residentes oriundos dessas instituições geralmente têm completo domínio teórico e, não raro também, são familiarizados com doenças incomuns e situações complexas. Uma outra grande vantagem é o poder da decisão médica estar inteiramente nas suas mãos e você não precisar seguir uma conduta que talvez não seria fidedignamente igual a sua.

Mais do autor: ‘Conselhos para conseguir um estágio fora do país’

Entretanto, uma infraestrutura precária e a falta de insumos são questões que diariamente atrapalham nosso processo de aprendizado, muitas vezes lentificando nosso manejo de um paciente ou simplesmente nos deixando de mãos atadas frente a uma situação.

Por outro lado, a instituição privada fornece todos os recursos e elementos necessários para a condução do caso. Todavia, isso não significa que o hospital tenha muito bem configurado o papel do médico residente e é importante sempre se ressaltar suas devidas funções e objetivos.

A verdade é que quando se trata de residência médica não ha nível de administração melhor que outro. O importante é escolher uma que se adapte ao seu perfil e que, principalmente, te consolide para seus objetivos.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão