Residentes terão bonificação até o final da situação de emergência pela Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma nova portaria (Nº 2.654, de 1 de outubro de 2020) do Ministério da Saúde prorrogou a bonificação de 20% para residência em saúde até o final da situação de emergência pelo novo coronavírus. A nova publicação altera a Portaria Nº 580, de 27 de março de 2020, que tinha prazo de seis meses de duração.

A bonificação faz parte da ação “O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde”, e concede o valor de R$ 667 aos profissionais que estejam cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

O pagamento acontece por meio de uma plataforma digital do Banco do Brasil, todo quinto dia útil do mês. Os profissionais não precisam fazer nenhuma inscrição, já que o valor é depositado para todos os que estão inscritos em residências participantes.

residentes que recebem bonificação tratando paciente com covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Situação de emergência pela Covid-19

A situação de emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus foi declarada pelo Governo por meio da Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020. A publicação foi feita após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar situação de emergência de importância internacional, no dia 30 de janeiro.

Com a publicação, o Ministério da Saúde instaurou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV), com o objetivo de criar ações estratégicas e de vigilância sobre a situação da Covid-19 no país.

Bonificação para residentes

A bonificação de 20% sobre a bolsa de residência tem como objetivo apoiar e incentivar os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à doença pelo SARS-CoV-2. Além disso, ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera nos atendimentos aos pacientes de alto risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

Ao todo, mais de 52 mil residentes cujos dados de atividade foram informados pelos programas e estão ativos continuarão recebendo o adicional.

“O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde” é uma ação promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar