Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Coronavírus / Residentes terão bonificação até o final da situação de emergência pela Covid-19
residentes que recebem bonificação tratando paciente com covid-19

Residentes terão bonificação até o final da situação de emergência pela Covid-19

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Uma nova portaria (Nº 2.654, de 1 de outubro de 2020) do Ministério da Saúde prorrogou a bonificação de 20% para residência em saúde até o final da situação de emergência pelo novo coronavírus. A nova publicação altera a Portaria Nº 580, de 27 de março de 2020, que tinha prazo de seis meses de duração.

A bonificação faz parte da ação “O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde”, e concede o valor de R$ 667 aos profissionais que estejam cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

O pagamento acontece por meio de uma plataforma digital do Banco do Brasil, todo quinto dia útil do mês. Os profissionais não precisam fazer nenhuma inscrição, já que o valor é depositado para todos os que estão inscritos em residências participantes.

Situação de emergência pela Covid-19

A situação de emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus foi declarada pelo Governo por meio da Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020. A publicação foi feita após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar situação de emergência de importância internacional, no dia 30 de janeiro.

Com a publicação, o Ministério da Saúde instaurou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV), com o objetivo de criar ações estratégicas e de vigilância sobre a situação da Covid-19 no país.

Bonificação para residentes

A bonificação de 20% sobre a bolsa de residência tem como objetivo apoiar e incentivar os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à doença pelo SARS-CoV-2. Além disso, ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera nos atendimentos aos pacientes de alto risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

Ao todo, mais de 52 mil residentes cujos dados de atividade foram informados pelos programas e estão ativos continuarão recebendo o adicional.

“O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde” é uma ação promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.