Residentes terão bonificação até o final da situação de emergência pela Covid-19

Uma nova portaria do Ministério da Saúde prorrogou a bonificação de 20% para residentes em saúde até o final da situação de emergência.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Uma nova portaria (Nº 2.654, de 1 de outubro de 2020) do Ministério da Saúde prorrogou a bonificação de 20% para residência em saúde até o final da situação de emergência pelo novo coronavírus. A nova publicação altera a Portaria Nº 580, de 27 de março de 2020, que tinha prazo de seis meses de duração.

A bonificação faz parte da ação “O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde”, e concede o valor de R$ 667 aos profissionais que estejam cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

O pagamento acontece por meio de uma plataforma digital do Banco do Brasil, todo quinto dia útil do mês. Os profissionais não precisam fazer nenhuma inscrição, já que o valor é depositado para todos os que estão inscritos em residências participantes.

residentes que recebem bonificação tratando paciente com covid-19

Situação de emergência pela Covid-19

A situação de emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus foi declarada pelo Governo por meio da Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020. A publicação foi feita após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar situação de emergência de importância internacional, no dia 30 de janeiro.

Com a publicação, o Ministério da Saúde instaurou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV), com o objetivo de criar ações estratégicas e de vigilância sobre a situação da Covid-19 no país.

Bonificação para residentes

A bonificação de 20% sobre a bolsa de residência tem como objetivo apoiar e incentivar os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à doença pelo SARS-CoV-2. Além disso, ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera nos atendimentos aos pacientes de alto risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

Ao todo, mais de 52 mil residentes cujos dados de atividade foram informados pelos programas e estão ativos continuarão recebendo o adicional.

“O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde” é uma ação promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão