Retinopatia diabética: qual é o melhor tratamento para regressão?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo estudo, pesquisadores compararam a eficácia da fotocoagulação panretiniana versus fotocoagulação panretiniana mais injeção intravítrea de ranibizumabe na regressão da área de neovascularização em indivíduos com retinopatia diabética. Os resultados foram publicados em maio na revista Ophthalmology.

Para esse estudo prospectivo, 87 adultos (idade média de 55,2 anos; 37% eram mulheres) com diabetes tipo 1/2 e retinopatia diabética proliferativa de alto risco foram randomizados (1:1) para:

  • Receber fotocoagulação panretiniana + injeções intravítreas de ranibizumabe (três injeções mensais de 0,5 mg).
  • Monoterapia com fotocoagulação panretiniana (tratamento padrão entre o dia 1 e o mês 2).

O desfecho primário foi a regressão total da retinopatia diabética, definida como qualquer diminuição na área de neovascularização do baseline até o mês 12. Os desfechos secundários incluíram alterações da acuidade visual, tempo até a regressão da neovascularização, recorrência da neovascularização, alterações na espessura da retina, necessidade de tratamento do edema macular diabético, necessidade de vitrectomia e complicações.

LEIA MAIS: Retinopatia diabética – principais pontos da nova diretriz

estetoscópio pendurado no pescoço do médico

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

REGRESSÃO DA RETINOPATIA DIABÉTICA: RESULTADOS

No mês 12, 92,7% dos participantes do grupo fotocoagulação panretiniana +  ranibizumabe apresentaram redução da neovascularização versus 70,5% dos participantes em monoterapia com fotocoagulação panretiniana (P = 0,009).

Regressão total da retinopatia foi observada em 43,9% no grupo fotocoagulação panretiniana + ranibizumabe versus 25,0% no grupo de monoterapia com fotocoagulação panretiniana (P = 0,066). No mês 12, a acuidade visual corrigida (BCVA) média foi de 75,2 letras (20/32) no grupo fotocoagulação panretiniana +  ranibizumabe versus 69,2 letras (20/40) no grupo de monoterapia com fotocoagulação panretiniana (P = 0,104).

No grupo fotocoagulação panretiniana +  ranibizumabe, o número médio de tratamentos com fotocoagulação ao longo do mês 12 foi de 3,5 ± 1,3; no grupo de monoterapia foi de 4,6 ± 1,5 (P = 0,001). Nenhuma morte ou evento adverso inesperado foi relatado.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o tratamento para retinopatia diabética proliferativa de alto risco com fotocoagulação panretiniana é mais eficaz quando combinado a injeções intravítreas de ranibizumabe.

LEIA MAIS: Retinopatia da prematuridade – o novo desafio da neonatologia

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Figueira J, Fletcher E, Massin P, et al; EVICR.net Study Group. Ranibizumab Plus Panretinal Photocoagulation versus Panretinal Photocoagulation Alone for High-Risk Proliferative Diabetic Retinopathy (PROTEUS Study). Ophthalmology. 2018;125:691-700.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar