Risco de sangramento com dabigatrana aumenta com uso de sinvastatina e lovastatina

Estudo aponta a relação entre uso conjunto de dabigatrana e sinvastatina em pacientes com FA com aumento no risco de sangramento.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Novo estudo publicado no Canadian Medical Association Journal aponta a relação entre uso conjunto de dabigatrana e sinvastatina ou lovastatina em pacientes com fibrilação atrial com aumento no risco de sangramento.

medicamentos variados, incluindo dabigatrana e sinvastatina

Uso de dabigatrana mais sinvastatina e lovastatina

 

Segundo o estudo, pacientes com fibrilação atrial em anticoagulação com dabigatrana e em uso de alguma das duas estatinas apresentam um risco relativo 40% maior de sangramento importante quando comparados a pacientes de perfil semelhante, porém em uso de outros medicamentos da mesma classe (atorvastatina, rosuvastatina, fluvastatina e pravastatina). Vale destacar que o mesmo não foi observado quanto ao risco de acidente vascular encefálico ou ataque isquêmico transitório, em que não foi demonstrada diferença estatisticamente relevante.

Embora o risco absoluto de sangramento ainda seja muito pequeno, o estudo informa uma potencial interação medicamentosa ainda não relatada e estudada na literatura e que, devido ao comum uso de sinvastatina e lovastatina na prática clínica, especialmente em pacientes em anticoagulação, pode apresentar real impacto em eventos hemorrágicos associados ao anticoagulante.

Veja também: ‘Estatinas: os benefícios são maiores que os riscos?’

O uso concomitante de dabigatrana com estas drogas deve ser desencorajado, sendo aconselhável optar por outra estatina, visto que é inegável o benefício da droga na prevenção cardiovascular, cerebrovascular e no tratamento da dislipidemia.

O artigo ainda postula o potencial mecanismo de interação entre os medicamentos, estudos in vitro indicaram que a sinvastatina e a lovastatina são potentes inibidores da P-glicoproteína intestinal, aumentando a exposição sistêmica da dabigatrana. O que mais espanta é esta interação ter sido revelada apenas 7 anos após a liberação do medicamento no mercado.

Para levar para casa

A mensagem que deve ser mantida é de que, diante da associação descrita, o médico deve evitar a prescrição destas drogas em conjunto, optando por alternativas seguras, que, no caso das estatinas, correspondem à prescrição de outras estatinas como a atorvastatina e a rosuvastatina, que, além de serem drogas com melhor perfil de segurança, são consideradas mais potentes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  • Antoniou T, Macdonald EM, Yao Z, et al. Association between statin use and ischemic stroke or major hemorrhage in patients taking dabigatran for atrial fibrillation. CMAJ 2016; DOI:10.1503/cmaj.160303.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades