Leia mais:
Leia mais:
Resultados da denervação seletiva para rizartrose
Rizartrose: trapezectomia com reconstrução ligamentar e interposição de tendão ou suspensoplastia com auxílio de endobotton?

Rizartrose: trapezectomia com reconstrução ligamentar e interposição de tendão ou suspensoplastia com auxílio de endobotton?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A rizartrose pode ser diagnosticada após queixas de dor ao realizar a pinça ou segurar objetos com força e afeta entre 5 e 33% dos adultos na quinta ou sexta décadas de vida, sendo mais prevalente em mulheres pós-menopausa. Há uma pobre correlação entre a classificação radiográfica de Eaton-Littler e a gravidade dos sintomas. Muitas das vezes, o tratamento conservador obtém sucesso com repouso, mudança de atividades, uso de anti-inflamatórios, ortetização ou infiltração com corticoides.

Leia também: A sutura do tríceps à placa nas fraturas de olecrano reduz a chance de avulsão?

Quando há falha do conservador, o tratamento cirúrgico é indicado. Centenas de técnicas foram desenvolvidas e utilizadas e a trapezectomia com reconstrução ligamentar com interposição de tendão (LRTI) se tornou uma técnica popular. Com o tempo e desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, a trapezectomia com suspensoplastia e fixação com endobotton (SBS) ganhou espaço demonstrando bons resultados, embora não existam estudos comparativos entre as duas técnicas.

Rizartrose trapezectomia com reconstrução ligamentar e interposição de tendão ou suspensoplastia com auxílio de endobotton

O estudo

Foi publicada no último mês na revista Hand uma revisão sistemática com o objetivo de comparar resultados das 2 técnicas pelos escores DASH (Disabilities of the Arm , Shoulder and Hand) e QuickDASH. Objetivos secundários foram comparar melhora subjetiva e taxas de complicações. Foram selecionados ao final, 31 artigos com 1289 polegares submetidos a LRTI (25 estudos) e 113 submetidos a SBS (6 estudos) que cumpriram com os critérios de eligibilidade, sendo 14 de evidência nível IV, 9 nível III, 5 nível II e 3 nível 1.

Ambos os procedimentos demonstraram melhora semelhante nos escores DASH e QuickDASH, enquanto a força de pinça e preensão melhorou de forma não tão consistente após ambos os procedimentos. A taxa de complicações foi semelhante entre os 2 procedimentos (LRTI 12% e SBS 13%) com parestesia, disestesia ou neuromas do nervo sensitivo radial sendo as mais comuns. Foram realizadas 6 reoperaçōes em pacientes submetidos a LRTI (por hiperextensão metacarpofalangeana ou tendinite ou neuroma ou dor persistente) e 2 nos submetidos a SBS (uma por proeminência do material e outra por soltura).

Saiba mais: O tamanho do GAP na lesão do tendão de aquiles afeta o resultado do tratamento funcional?

Embora LTRI e SBS pareçam fornecer melhora funcional relatada pelo paciente e força objetiva a curto prazo, houve uma heterogeneidade significativa nos estudos incluídos, e aqueles estudos que discutiram SBS foram de evidência de qualidade inferior aos de LRTI.

Na nossa prática

Na literatura acabamos vendo inúmeras técnicas com resultados muito semelhantes para o tratamento cirúrgico da rizartrose sem definição de qual seria a melhor. É consenso que a trapezectomia leva a melhora na dor do paciente e há inúmeras associações com ligamentoplastias. Burton-Pellegrini (LRTI), Zancolli, Thompson, Welby sling, uso de endobotton são algumas delas. Na prática, o cirurgião de mão acaba utilizando aquela que teve mais contato e afinidade durante sua formação. Mais ensaios clínicos randomizados comparando as principais técnicas são necessários para demonstrar algum grau de superioridade.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Wininger AE, Orozco EI, Han A, Burn MB, Liberman SR. Systematic Comparison of Ligament Reconstruction With Tendon Interposition and Suture-Button Suspensionplasty for Trapeziometacarpal Osteoarthritis. Hand (N Y). 2022 Mar 10:15589447211043217. doi: 10.1177/15589447211043217.  
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.