Neste episódio, a Dra. Gabriela Queiroz, especialista em anestesiologia e conteudista do Whitebook, falará sobre as drogas alternativas à sedação, assim como a maneira de utilizá-las com bastante segurança, focando nas doses de ataque e manutenção dessas opções.
Com a pandemia da Covid-19, o mundo inteiro está enfrentando dificuldades na área da saúde, principalmente com casos graves que necessitam de suporte ventilatório, devido às complicações causadas pelo vírus. No Brasil, um dos problemas é a falta de medicações nas Unidades de Terapias Intensivas, principalmente os sedativos e bloqueadores neuromusculares.
Leia mais: Sedação prolongada em pacientes graves com Covid-19: como manejar?
Os pacientes graves com Covid-19 necessitam de intubação traqueal e ventilação mecânica por um longo período de tempo e o uso de drogas ansiolíticas e bloqueadores musculares facilita o acoplamento desses pacientes ao ventilador. Porém, sabe-se que o mais importante para uma boa adaptação desses pacientes à prótese ventilatória é a realização de uma excelente sedoanalgesia. É mais importante um paciente sedado e sem dor do que sob efeito de um bloqueador neuromuscular.
Fenômeno da taquifilaxia – como proceder nesse cenário da Covid-19?
Como tais pacientes precisam ficar muito tempo em prótese ventilatória e os medicamentos auxiliam na manutenção clínica do doente, a tendência é que a dose das medicações vá aumentando progressivamente. Neste cenário em que a quantidade de pacientes e dias de internação estão cada vez maiores, há dificuldade em mantê-los estáveis.
Quais as opções para essa situação? Ouça o podcast completo!
https://open.spotify.com/episode/6GJOaUV0gDtCK9Dyi7XKAh?si=atPVDYAmRBiQASd-jidKyQ&dl_branch=1
Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:
- Sedação na Escassez de Medicamentos
- Analgesia e Sedação
- Escala de Ramsay (sedação)
- Propofol (infusão)
Confira também por outros players:
Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀
Abraços,