Sedação na escassez de medicamentos: como lidar? [podcast]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Neste episódio, a Dra. Gabriela Queiroz, especialista em anestesiologia e conteudista do Whitebook, falará sobre as drogas alternativas à sedação, assim como a maneira de utilizá-las com bastante segurança, focando nas doses de ataque e manutenção dessas opções.

Com a pandemia da Covid-19, o mundo inteiro está enfrentando dificuldades na área da saúde, principalmente com casos graves que necessitam de suporte ventilatório, devido às complicações causadas pelo vírus. No Brasil, um dos problemas é a falta de medicações nas Unidades de Terapias Intensivas, principalmente os sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Leia mais: Sedação prolongada em pacientes graves com Covid-19: como manejar?

Os pacientes graves com Covid-19 necessitam de intubação traqueal e ventilação mecânica por um longo período de tempo e o uso de drogas ansiolíticas e bloqueadores musculares facilita o acoplamento desses pacientes ao ventilador. Porém, sabe-se que o mais importante para uma boa adaptação desses pacientes à prótese ventilatória é a realização de uma excelente sedoanalgesia. É mais importante um paciente sedado e sem dor do que sob efeito de um bloqueador neuromuscular.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Fenômeno da taquifilaxia – como proceder nesse cenário da Covid-19?

Como tais pacientes precisam ficar muito tempo em prótese ventilatória e os medicamentos auxiliam na manutenção clínica do doente, a tendência é que a dose das medicações vá aumentando progressivamente. Neste cenário em que a quantidade de pacientes e dias de internação estão cada vez maiores, há dificuldade em mantê-los estáveis. 

Quais as opções para essa situação? Ouça o podcast completo!

https://open.spotify.com/episode/6GJOaUV0gDtCK9Dyi7XKAh?si=atPVDYAmRBiQASd-jidKyQ&dl_branch=1 

Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:

Confira também por outros players:

Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀

Abraços,

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar